domingo, 12 de julho de 2020
10/06/2020 - 11:07

Nova vacina contra meningite está disponível nas unidades de saúde

Imunização ACWY é destinada a adolescentes de 11 e 12 anos

A vacina ACWY contra meningite bacteriana já está disponível nas unidades básicas de saúde de Itajaí. A imunização foi implantada no calendário vacinal do país e é destinada a adolescentes de 11 e 12 anos. A dose substituirá o reforço feito nessa faixa etária com a vacina Meningocócica C (MenC - conjugada), que agora passa a ser aplicada apenas nas crianças menores de cinco anos.

A vacina ACWY garante proteção aos adolescentes contra quatro sorogrupos de bactérias (a, c, w e y) que provocam a meningite. Os adolescentes de 11 e 12 anos devem receber a dose da vacina ACWY independentemente de ter recebido anteriormente a vacina MenC ou dose de reforço. A nova imunização ficará disponível no calendário de rotina do Sistema Único de Saúde (SUS).

A estimativa da Secretaria de Saúde de Itajaí é de que aproximadamente 6.256 adolescentes nessa faixa etária deverão receber a vacina. ?A meningite é considerada endêmica no Brasil, por isso a vacinação é uma das principais formas de prevenção contra a doença. O Ministério da Saúde decidiu imunizar os adolescentes com a ACWY devido à gravidade da doença e por serem, muitas vezes, assintomáticos, transmitindo a meningite na família?, explica a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Juliana de Oliveira Gastmann.

Para receber a vacina, os adolescentes devem comparecer às unidades de saúde acompanhados dos responsáveis. É importante apresentar a caderneta de vacinação ou documento de identidade.

Dia da Imunização

Nesta terça-feira (9) é comemorado o Dia Nacional da Imunização. Data para reforçar a importância de estar com a caderneta de vacinação atualizada, em todas as idades. A enfermeira Juliana de Oliveira Gastmann destaca que imunização é essencial, principalmente nesta época de pandemia, quando o mundo aguarda uma vacina contra o coronavírus.

?A vacina está entre os quatro principais eventos do mundo que contribuem no aumento da expectativa de vida da população. Temos cerca de 20 vacinas contra diversas doenças no calendário vacinal brasileiro, que começam a ser aplicadas desde o nascimento do bebê?, pontua a enfermeira.

Segundo ela, o calendário de imunização do país é considerado um dos melhores do mundo pela quantidade e qualidade das vacinas distribuídas gratuitamente. As imunizações são eficazes na prevenção de doenças e também para evitar as complicações decorrentes delas. Estão disponíveis doses para crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes.

?A varíola foi a primeira doença a ser erradicada no mundo com a vacinação e outra que se encaminha para a erradicação é a poliomielite. Isso mostra a importância de mantermos a caderneta em dia pra ficarmos protegidos?, finaliza Juliana. 

Terça, 07 de julho de 2020
Gravatá vai ganhar Policlínica
anuncie no Jornal | comunicar erro | fale conosco
Todos os direitos reservados - 2009-2015 Jornal dos Bairros