sexta, 29 de março de 2024
Geral
02/06/2020 | 14:21

AMA Itajaí lança mais uma produção artística coletiva

A Associação de Pais e Amigos do Autista de Itajaí (AMA Itajaí) apresenta mais um vídeo (https://www.youtube.com/watch?v=ZwhblHq39as&feature=youtu.be) que é resultado das atividades propostas, de forma remota, aos autistas participantes das oficinas de percussão. O distanciamento, durante a pandemia, impediu os encontros presenciais, mas motivou novas formas dos autistas, familiares, músicos e voluntários interagirem.

Nesta produção, crianças e adolescentes associados, participantes do grupo das oficinas do projeto Arte nos Bairros, na Associação, criam sons com objetos da casa, alimentos, ferramentas e instrumentos musicais. A partir dos vídeos recebidos, criou-se um mosaico de sons, cores, pessoas e histórias. Com concepção artística, produção musical, mixagem, masterização e edição de vídeo de Rodrigo Gudin Paiva, a produção conta ainda com a participação dos músicos Guilherme Machado, nos efeitos aquáticos, Evandro Hasse (pai associado), na flauta doce, e Renato Amorim, no violão, efeitos percussivos, fotos e na arte visual em mosaico que será presenteada à AMA Itajaí.

“Achei muito legal e rico todo o material que foi enviado. Por isso, surgiu a ideia de realizarmos um grande “Mosaico” juntando todas as pecinhas, no qual cada um tem fundamental importância para construir o todo. Acho que isso tem tudo a ver com o nosso trabalho e em como podemos juntos contribuir para um mundo melhor”, afirma Paiva.

Oficinas de Percussão

As oficinas de percussão da AMA Itajaí são ministradas pelos professores Francisco Cardoso (Chico Preto), por meio do Projeto Arte nos Bairros, da Fundação Cultural de Itajaí, e por Rodrigo Gudin Paiva, doutor em Música e voluntário da AMA, com apoio dos instrutores voluntários Renato Amorim e Marinho Uriarte.

Sobre a produção “Mosaicos”

“A vida imita a arte. Nossas histórias se constroem em pedacinhos, dias, momentos... como um grande mosaico. O mosaico imita a vida. Cacos de diferentes formas, cores e expressões têm o seu valor. Eles colaboram entre si para a formação de um todo. Toda peça que surge precisa do seu espaço e tem sua igual importância. A nossa história é plena quando todos somos aceitos com nossas diferenças, para participar desse enorme processo de colaboração mútua que se chama vida. Um permanente mosaico em construção”.

Texto do artista e voluntário Renato Amorim.

Ficha Técnica:

Concepção artística, produção musical, mixagem, masterização, edição de vídeo: Rodrigo Gudin Paiva

Violão, efeitos percussivos, arte visual em Mosaico e fotos: Renato Amorim

Flauta doce (pai do Noah): Evandro Hasse

Efeitos aquáticos: Gui Machado

Associados participantes: Amanda, Ana Beatriz, Anthony, Artur, Eric, João Gabriel, João Vítor, Noah, Sofia, Vini

Vídeo produzido durante a quarentena de combate ao coronavírus. Maio de 2020, Santa Catarina, Brasil.

Realização: AMA Itajaí – Associação de Pais e Amigos do Autista de Itajaí

Agradecimentos: Projeto Arte nos Bairros, Professores de música, Voluntários, Profissionais da Saúde, Terapeutas, Diretoria da AMA, Pais e familiares. E a todos que contribuem e colaboram com a associação.

Ajude a AMA Itajaí você também!


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS