segunda, 06 de julho de 2020
01/06/2020 - 17:19

Balneário Camboriú reforça ações de combate à dengue

Por conta do crescimento no número de casos de dengue em Balneário Camboriú, os agentes do Programa de Combate à doença reforçam as ações para controlar o avanço dos casos na cidade. Nesta semana, as visitas das equipes serão realizadas nos bairros Amores, Ariribá, Nações e São Judas.

Os agentes verificarão os imóveis e terrenos, com o objetivo de eliminar os criadouros do mosquito. Além disso, são atendidas as demandas da Ouvidoria Municipal. Os profissionais estarão devidamente equipados com os equipamentos de proteção individual (EPI) para segurança dos moradores.

Ao todo, são 190 pessoas com a doença até esta segunda-feira, dia 1º de junho. Destes casos, 150 são autóctones (contraídos na cidade), 38 indeterminados e dois casos importados (contraídos fora do município).

Até o momento, são 675 focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. Os bairros que mais possuem focos da doença são o Centro (192) e Nações (70). Também foram registrados focos nos bairros Ariribá (50), Nova Esperança (49), Barra (44), Estados (42) e Municípios (35).

A Vigilância Ambiental ressalta a importância de manter os cuidados básicos para evitar o acúmulo de água, mantendo os terrenos e imóveis limpos e organizados.

Dicas para eliminar os criadouros do mosquito:
Coloque areia nos pratos ou deixem sem pratos;
Piscinas devem ser mantidas limpas o ano todo;
Telar os ralos;
Recolher e acondicionar o lixo em local coberto;
Cisternas e reservatórios devem ser mantidos fechados.

Sintomas
A dengue é uma doença grave transmitida pela picada do mosquito Aedes Aegypti. É marcada pela febre alta, associada à dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo e nas articulações, sintomas que são parecidos com o do coronavírus. O que diferencia a Dengue da Covid-19, são as dores no fundo dos olhos e manchas pelo corpo. A orientação é que ao apresentar sintomas a pessoa deve se dirigir até a Unidade Básica de Saúde mais próxima.

anuncie no Jornal | comunicar erro | fale conosco
Todos os direitos reservados - 2009-2015 Jornal dos Bairros