quinta, 28 de março de 2024
Geral
28/05/2020 | 09:58

Itajaí auxilia Central Única das Favelas na distribuição de donativos

O Município de Itajaí se reuniu na tarde desta terça-feira (26) com representantes da Central Única das Favelas (Cufa) para o Estado de Santa Catarina. A entidade firmou uma parceria com o poder público municipal de apoio logístico para o transporte e a distribuição de cestas básicas, máscaras e álcool gel em comunidades de baixa renda. A Cufa também pretende ampliar em Itajaí o Programa Mães da Favela, de auxílio financeiro emergencial para a compra de alimentos.

No encontro, realizado com a presença do prefeito municipal, Volnei Morastoni, e articulado pelo Escritório PEMI, a organização social apresentou os projetos de mobilização nacional que mantém junto a comunidades carentes e, neste momento, as ações específicas para a distribuição de alimentos, máscaras e produtos de higiene para o combate à pandemia de coronavírus.

“Estamos felizes em saber que a Central Única das Favelas incluiu Itajaí neste rol de cidades que serão assistidas por donativos e programas sociais a famílias de baixa renda. Da nossa parte, creio que será uma firme parceria, dentro das necessidades apresentadas, pois sabemos que esta aproximação será benéfica a muitas comunidades, nos mais diversos bairros da nossa cidade”, destaca Volnei Morastoni.

Segundo o coordenador estadual da entidade, Alex Gabriel Rodrigues, meia tonelada de frango congelado será distribuída pela própria instituição a famílias carentes de Itajaí. A Cufa também doou ao Município quinhentos litros de álcool gel e quinhentas máscaras de proteção.

Mães da Favela

A entidade pretende, ainda, ampliar o número de mulheres atendidas pelo Programa Mães da Favela. Atualmente, 40 mulheres em Itajaí são beneficiárias do programa, que é um cartão social de R$ 120, durante três meses, para a compra de alimentos, gás e remédios.

O programa Mães da Favela busca auxiliar “mães solo”, moradoras de comunidades carentes e que foram fortemente atingidas pelos reflexos econômicos da pandemia. A ação beneficia mães que são as únicas provedoras de famílias de baixa renda com dois ou mais filhos.

Central Única das Favelas

A Central Única das Favelas (Cufa) é uma organização brasileira reconhecida nacional e internacionalmente nos âmbitos político, social, esportivo e cultural que existe há mais de 20 anos. Fundada no Rio de Janeiro, a entidade promove atividades nas áreas da educação, lazer, esportes, cultura e cidadania, como grafite, rap, basquete de rua e literatura, além de outros projetos de interação e inclusão social.

A equipe de voluntários que integra a Cufa é composta, em grande parte, por jovens formados nas oficinas de capacitação e profissionalização da instituição. Outros são oriundos das camadas menos favorecidas da sociedade, sendo, em sua maioria, moradores de comunidades carentes. Em Santa Catarina, a coordenação estadual da Central está localizada na cidade de Criciúma.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS