quinta, 28 de março de 2024
Geral
27/05/2020 | 13:25

Professores farão primeira "Divina Live" sobre história da Festa do Divino em Penha e Barra Velha

Os professores Eduardo Bajara, de Penha, e Juliano Bernardes, de Barra Velha, oferecerão um momento diferenciado de aprendizado sobre a história regional nesta sexta-feira, dia 29, a partir das 19h.

Nesse horário, ambos se reunirão, respeitando medidas de distanciamento social, para dar largada à "Divina Live", primeira live da historia das Festas do Divino Espírito Santo dos dois municípios.

A iniciativa veio dos próprios historiadores - Bajara é o responsável pela recém criada Fundação Municipal Cultural de Penha, e Juliano é professor, parlamentar e principal pesquisador da Festa do Divino em Barra Velha.

Os professores convidam a todos para esse momento de aprendizado. Bajara e Juliano darão detalhes da trajetória de quase 200 anos de fé da festa do Divino, no último dia em que estariam acontecendo as concorridas novenas preparatórias, caso as edições dos dois municípios não tivessem sido canceladas.

Segundo Juliano, é a terceira vez que a festa não acontece em Barra Velha - tendo ocorrida a suspensão apenas durante a Segunda Guerra Mundial e na ocasião da morte do Frei Libório Schmidt. Em Penha, Bajara diz que não há registros oficiais de suspensão ou cancelamento ao longo da história. Diferente de Barra Velha, onde não a oficial das edições se perdeu, em Penha, a edição deste ano seria a de número 184.

As Festas do Divino são a principal expressão de fé católica nas duas cidades, remontando a cerca de 200 anos atrás. Trazidas por povos luso-açorianos, estão presentes em boa parte do litoral catarinense, com elementos como os foliões, os empregados de velas, os trinchantes, o casal imperial e as icônicas Bandeiras do Divino, que percorrem, além das duas cidades, também municípios de Araquari, São João do Itaperiú, Balneário Piçarras, Navegantes e até Itajaí. ]


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS