sexta, 29 de março de 2024
Geral
22/05/2020 | 17:35

Site mostra mapa detalhado dos casos de Covid-19 em Camboriú

Visando divulgar informações mais detalhadas sobre a atual situação da Covid-19 no município e na região, a Prefeitura de Camboriú, por meio da Defesa Civil, Secretaria de Saúde e do Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus (CPEC), firmou parceria com o Instituto Federal Catarinense (IFC), Campus Camboriú. A parceria resultou na criação de um novo canal de comunicação via internet, que possibilita à comunidade e aos profissionais da saúde, segurança, assistência social e outros acompanharem informações detalhadas e dados atualizados da pandemia. De acordo com os estudos realizados, por bairro, Camboriú registra maior número de casos da doença no Centro e no Rio Pequeno. Acesse o portal para conferir a situação em todos os bairros >> http://www.camboriu.ifc.edu.br/autoprotecao-social/.

Foi realizado um levantamento de dados dos casos suspeitos, monitorados, positivados, curados e óbitos. Foram analisadas as informações de todas as cidades que compõem a região da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri). Em Camboriú foi realizado o monitoramento de casos por bairros, a fim de mapear potenciais regiões críticas, evolução dos casos e forma de transmissão. “É muito importante essas informações para acompanharmos a evolução do vírus e tomar decisões assertivas. Vendo os gráficos pudemos perceber que a situação em Camboriú evoluiu de forma gradual e que temos o segundo melhor índice de casos recuperados da região. Estamos muito felizes com essa parceria com o IFC”, destaca a secretária de Saúde, Elisama de Freitas.

Segundo o secretário de Defesa Civil, Adelson Maçaneiro Coelho, a nova ferramenta visa contribuir para a conscientização da importância dos cuidados preventivos contra a Covid-19. “Nosso foco é sempre ofertar o melhor para a nossa comunidade. Acreditamos que com essa nova ferramenta, que disponibiliza mais informações e transparência nos dados, poderá haver mais conscientização por parte da comunidade. Mas, principalmente contribuirá de forma expressiva na postura dos profissionais de planejar e executar ações futuras”, avalia o secretário.

Entenda o Projeto

O projeto iniciou nos primeiros dias de março, através de uma ação voluntária da Agência de Gestão Estratégica (AGE - formada por voluntários de proteção e da Defesa Civil) e do Instituto Federal Catarinense de Camboriú (IFC), representando a Rede de Pesquisa e Estudo sobre Risco e Eventos Adversos da Foz do Rio Itajaí (REPEDFRI), atuando junto ao Sistema de Proteção e Defesa Civil com participação de estudantes e professores do Curso Técnico subsequente em Proteção e Defesa Civil, Controle Ambiental, Matemática e Tecnologia da Informação.

“Sabemos que a falta de indicadores reais torna a tomada de decisão insegura. As informações disponíveis no portal contribuem, por exemplo, para a utilização correta de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), testagem estratégica, redução de danos e inclusive salvar vidas”, destaca o secretário.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS