quinta, 28 de março de 2024
Geral
21/05/2020 | 10:33

Ferramenta auxilia na triagem de casos de coronavírus em Itajaí

Prestes a completar um mês de funcionamento, a ferramenta Triagem Coronavírus auxiliou mais de 200 pacientes em Itajaí na orientação sobre os sintomas do coronavírus (COVID-19). A ferramenta online é um chatbot criado para avaliar os possíveis sinais da doença, esclarecer e dar encaminhamento ao cidadão.

Os dados fornecidos pela Secretaria Municipal de Tecnologia informam que 12% dos pacientes foram descartados pela ferramenta e não necessitaram se deslocar de suas casas para o atendimento em unidades de saúde. Já 22% dos cidadãos apresentaram sintomas suspeitos da doença e foram orientados pelo site a buscarem a unidade de saúde mais próxima de suas residências.

Como funciona o Triagem Coronavírus
Para oferecer a ferramenta, o Município firmou parceria para disponibilizar um site de triagem. O endereço covid.zenvia.com/itajai.sc utiliza de inteligência artificial para orientar sobre o procedimento correto para cada cidadão conforme seus sintomas. A tecnologia é um robô desenvolvido com seis perguntas sobre os sintomas. A ferramenta ainda indica ao paciente qual a unidade mais próxima.

O protocolo foi desenvolvido pelo grupo de telemedicina da UFRGS, em total acordo com as orientações do Ministério da Saúde para o enfrentamento do novo coronavírus. O site foi oportunizado sem custos para Itajaí e foi desenvolvido pelas empresas Zenvia, Neoway, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Secretária de Saúde de Porto Alegre.

“A Secretaria Municipal de Tecnologia e a Gerência de Tecnologia da Secretaria Municipal de Saúde trabalharam em conjunto para colocar todas as vantagens da tecnologia em favor de nossos cidadãos”, afirma a secretário Murilo Allan Sodré de Souza. “Desde o sistema de concessão das cestas básicas até as funcionalidades do Conecta.í, nós vemos a tecnologia desenvolvida em nosso município”, finalizou.


JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS