sábado, 20 de abril de 2024
Geral
18/05/2020 | 18:11

Unidade de Saúde Votoratim inclui ginástica laboral na rotina dos profissionais

A ginástica laboral tem sido uma aliada dos profissionais da Unidade Básica de Saúde Votorantim neste momento de pandemia. Para aliviar o estresse do dia a dia, o Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) de Itajaí promove atividades diárias com os servidores. A prática corporal proporciona bem-estar e reduz o sedentarismo, beneficiando a saúde do trabalhador.

As aulas de ginástica laboral são diárias com duração de aproximadamente 15 minutos e contam com exercícios físicos de flexibilidade, equilíbrio e mobilização articular para todo o corpo. O planejamento das aulas é um trabalho multidisciplinar entre o profissional de Educação Física, Douglas Carvalho, e a fonoaudióloga residente, Marina Kieling. As atividades levam em consideração as funções laborais dos trabalhadores da saúde e ocorrem no início da jornada de trabalho, logo nas primeiras horas da manhã.

“O tipo da ginástica realizada é a preparatória. Seu objetivo é preparar o corpo para o dia de trabalho aquecendo os grupos musculares, mobilizando suas articulações, aumentando a circulação sanguínea, proporcionando aumento da viscosidade intramuscular e reduzindo patologias e casos de lesões, além de corrigir vícios posturais”, explica o educador físico, Douglas Carvalho.

Saúde mental e relaxamento

A prática da ginástica laboral também oferece benefícios para a saúde mental dos trabalhadores. Entre eles: promove maior concentração, energia e motivação durante o dia e diminui os níveis de estresse e tensão geral. As atividades são realizadas em grupo, porém todos participantes respeitam uma distância mínima e utilizam máscaras.

“Todo dia de manhã a gente faz esse alongamento. Neste momento em que a gente têm tantas tensões e incertezas, podemos relaxar de manhã e é muito bom, porque iniciamos o dia bem, pra mim está sendo muito legal”, avalia a médica da unidade, Cyntia de Moraes Rego Soares.

Para o gerente da UBS Votorantim, Genil Berlandes, a ginástica laboral oferece uma quebra na rotina de trabalho, tendo em vista a pressão devido à pandemia de COVID-19, além de promover a integração dos colaboradores e aumento da produtividade. “Essa atividade só está trazendo benefícios aos colaboradores, tem sido um momento de relaxamento para compensar tudo que estamos vivenciando”, ressalta o gerente. 


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS