sexta, 29 de março de 2024
Geral
12/05/2020 | 09:54

Coronavírus: Órgãos de Segurança orientam cidadãos sobre uso obrigatório de máscaras

Desde sábado (09) os agentes da Guarda Municipal e da Codetran realizam ações educativas nos bairros da cidade sobre o uso obrigatório de máscaras em Itajaí. Conforme as determinações do Decreto Municipal nº 11.885/2020, aproximadamente duas mil pessoas já foram orientadas sobre a importância do uso de máscaras.

Durante a abordagem, os cidadãos recebem orientações sobre a utilização correta das máscaras com o objetivo de evitar a propagação do coronavírus. Também são distribuídas máscaras descartáveis às pessoas que não possuem o item. Um carro de som também participa da ação educativa alertando sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras.

Ao lado do isolamento social, o uso massivo de máscaras tem sido uma das principais medidas de combate ao novo vírus. Muitas pessoas não apresentam sintomas de que estão contaminadas e podem ser grandes disseminadoras do coronavírus. Por isso o uso de máscaras é tão eficiente para diminuir a proliferação.

Cuidados no uso
Ao colocar a máscara na face, as mãos precisam estar previamente higienizadas, evitando o contato direto na face como um todo. E, caso precise ajustá-la durante o uso, faça-a pelas laterais e sempre com a mão higienizada. A máscara doméstica deve ser utilizada por um período curto – inferior a duas horas. Caso fique úmida, deve ser substituída.

Para retirar, também higienize previamente as mãos e não toque na parte da frente da máscara. Retire-a pelas laterais, de forma a evitar qualquer contato direto das mãos com o rosto, especialmente na região dos olhos.

Limpeza
Caso não seja possível proceder com a desinfecção imediata da máscara, deve-se colocá-la num saco plástico ou de papel, bem fechado, e só abrir quando puder proceder com esta desinfecção. Também não é recomendado deixar a máscara sobre mesas ou balcões, pois isso facilita a contaminação de todo o ambiente.

As máscaras de tecido devem ser lavadas por 15 minutos em solução de hipoclorito de sódio 0,1% (50 ml de água sanitária a até 2,5% para cada litro de água). Após esse período, deve-se proceder com o enxágue em água limpa, colocando a mesma para secar.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS