quinta, 28 de março de 2024
Geral
07/05/2020 | 10:52

Melhores bairros para morar em Itajaí

O município de Itajaí fica localizado no estado de Santa Catarina, região sul do Brasil, e situa-se a 94 quilômetros de capital Florianópolis. Sendo a sexta cidade com o maior população do estado, estimando 219.536 habitantes, apenas 14% de sua extensão é urbana e 86% de seu território pertence à zona rural. Detentora de uma economia bem consolidada e fundamentada sobretudo pelas atividades de pesca, indústria e portos, a cidade é contemplada com o Porto de Itajaí, o segundo que mais movimenta contêineres no Brasil e o primeiro na região Sul, provendo receita a cidade e contribuindo para o desenvolvimento do estado de Santa Catarina.

Também em Itajaí é que localiza-se a principal universidade catarinense, a Universidade do Vale do Itajaí que conta com 25 mil estudantes e, embora seja privada, não possui fins lucrativos, a fim de tratar da educação como prioridade, objetivando a formação de profissionais preparados para prosperarem no mercado de trabalho.

 Além disso, o transporte da cidade é otimizado, descomplicando deslocamentos com o amparo de três terminais municipais (Fazenda, Ressacada e Cordeiros) que oportuniza aos cidadãos uma locomoção facilitada por todo o município de Itajaí.

No que diz respeito à saúde, a cidade é extremamente estruturada e conta com uma maternidade, um hospital infantil, duas Unidades de Pronto Atendimento, um laboratório municipal, quatro centros de especialidades, três centros psicossociais e 25 unidades básicas de saúde, atendendo todas as demandas vigentes no município e sendo reconhecida como referência no estado.

Em relação à segurança, a cidade conta com o respaldo da Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros Militares, além dos Guardas Municipais, que totalizam 79 profissionais incumbidos de efetuar a ronda escolar diária. A cidade de Itajaí é contemplada com acesso à cultura e possui uma das maiores produções de teatro em Santa Catarina, sem contar no reconhecida Festival de Música de Itajaí, que popularizou-se no município e locomove uma grande quantidade de turistas ao local.

Extremamente solidificada, a economia de Itajaí estimula os investimentos externos e conta com um PIB (Produto Interno Bruto) de R$ 19.754.199,00 mil e um PIB per capita (Renda por pessoa) que alcança o impressionante valor de R$ 104.635,28, reforçando a tese de que, com este vultoso poder aquisitivo, os moradores consegue posicionar-se em nobres bairros que caracterizam-se pela elevada qualidade de vida.

E o que viabiliza este fluxo enérgico de caixa na cidade são os atrativos turísticos que, além de compreenderem praias exuberantes, como Molhes, Atalaia, Morcego, Cabeçudas e Amores, fornecerem outras opções para aqueles que não são amantes do mar. Além do Museu Histórico de Itajaí e do Centro de Documentação e Memória Histórica, a município abriga a célebre festa Marejada, evento este que associa a cultura portuguesa os frutos do mar, mobilizando não apenas turistas oriundos de Portugal, mas, sobretudo, de todo o Brasil. Indo de encontro a tudo que qualquer cidadão aspira em sua cidade natal, abordamos o aspecto empregabilidade, que tem animado os moradores de Itajaí.

Sendo o 14ª município do Brasil que mais gera empregos, a cidade é a única dentre as vinte que mais geram empregos que possui um saldo positivo no tocante a fluxo de colabores, acumulando mais contratações do que demissões e, principalmente, assegurando estabilidade aos moradores da cidade, produzindo renda e fomentando o consumo. De acordo com o Ministério do Trabalho, a cidade de Itajaí foi a que mais movimentou o mercado de trabalho em sua microrregião, manifestando em habitantes de cidades a vizinhas o desejo de se deslocar para o município em prol de um reposicionamento profissional.

 

No que diz respeito à valorização de imóveis, a cidade também atingiu o maior índice entre as cidades do litoral catarinense, com um aumento de 5,53% no preço do metro quadrado da cidade, escancarando a intensificação de investimentos da demanda que, a procura de empreendimentos em bairros nobres, que apresentem qualidade de vida, coopera para que o mercado imobiliário se alavanque, atrelado ao atual otimismo para que a economia brasileira volte a crescer.

Ainda sobre a valorização de imóveis, elencamos minuciosamente os índices, a fim de atentar o consumidor sobre o quanto ele terá que desembolsar em determinado investimento. Os apartamentos de três dormitórios registraram a valorização de 6,9%, enquanto os apartamentos de dois dormitórios valorizaram-se 6,91. Por fim, a valorização de apartamento com um dormitório foi de 3,1%, empreendimento este mais acessível ao cidadão de classe média.

O perfil do consumidor moderno compreende alto grau de exigência, seja sucedendo a aquisição de um produto ou serviço. E com um imóvel não é diferente. Almejando o melhor que se tem a disposição no mercado, este tipo de indivíduo certamente aprovaria os Imóveis na Praia Brava. Esta praia, que tem na bela paisagem e variedade comercial os seus principais predicados, o bairro é considerado nobre e contém muito movimento, independente do dia da semana, oferecendo uma infraestrutura invejável para aqueles que buscam residir próximo à praia e subsidiados por inúmeras opções de lazer. Agora, se seu estilo de vida é mais pacato, não hesite em adquirir um empreendimento Canhanduba, o menor bairro da cidade de Itajaí que caracteriza-se pela tranquilidade. Já se tem a ambição de investir em um imóvel numa região mais urbanizada, a opção certeira é no bairro Dom Bosco, que dispõe uma atmosfera familiar totalmente propícia para o morador sentir-se amparado em Itajaí. Buscando a alternativa de efetuar uma aquisição num bairro que goze de excelente infraestrutura, utilize a prerrogativa de investir no bairro Fazenda, que oportuniza a simplicidade em deslocamentos, em função de seu posicionamento privilegiado. Em referência aos imóveis no Centro em Itajaí, estas são bem valorizadas, devido à proximidade para o Rio Itajaí-Açu e, a cada aquisição, o cenário econômico da cidade potencializa-se, tamanha a relevância que os imóveis desta região possuem para o mercado imobiliário da cidade.

Se sua condição financeira não permite investimentos tão vultosos, certifique-se do quão benéfico é procurar casas para alugar em Itajaí, desfrutando da qualidade de vida a estabilidade profissional, sem vincular-se diretamente a qualquer imóvel.

Gostou deste artigo sobre Melhores bairros para morar em Itajaí? Não perca tempo e compartilhe-o em suas redes sociais!


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS