sexta, 19 de abril de 2024
Geral
27/04/2020 | 17:34

Perdas no setor de eventos em SC podem chegar a R$ 23 milhões, diz estimativa

Segundo levantamento feito com empresários do setor de eventos em SC realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio/SC), apenas 7% não teve que realizar adiamentos ou cancelamentos devido à pandemia de Coronavírus. A estimativa do impacto financeiro da não realização destes eventos pode chegar a R$ 23 milhões. 

Entre os empresários que conseguiram negociar o adiamento dos seus eventos, 47% remarcaram para o próximo semestre, enquanto 19% realizarão quando forem permitidos. Já 22% não estabeleceu nova data e 11% serão realizados apenas no ano que vem. 

Segundo a Medida Provisória 984, o prestador de serviços ou empresa não será obrigado a reembolsar os valores pagos pelo consumidor desde que garantam a remarcação; disponibilizem crédito para na compra de outros eventos; ou mediante acordo formalizado com o consumidor.

"Para evitar o efeito cascata nesse mercado o empresário deve optar pelo reagendamento do evento quando possível, negociar prazo de pagamento de financiamento, flexibilizar contratos com parceiros e manter o networking ativo. É hora de repensar custos fixos, utilizar tecnologia como aliada, e ter um planejamento bem estruturado para sobreviver em tempos de recessão", ressaltou o presidente da Fecomércio/SC, Bruno Breithaupt.


 

Situação dos empregados

Durante este período, 24% das empresas teve que realizar demissões ou suspensões dos contratos de trabalho. Outras 24% concederam férias individuais e 18% reduziu a jornada de trabalho com diminuição do salário. 

"Com eventos cancelados e adiados, as perdas financeiras estimadas por estes empresários foram muito elevadas e, em decorrência, algumas demissões foram inevitáveis", destacou a entidade. 

 


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS