quinta, 28 de março de 2024
Geral
16/04/2020 | 09:16

Segunda etapa da campanha de vacinação contra gripe começa nesta quinta-feira

Começa nesta quinta-feira (16) a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe Influenza. Doentes crônicos, profissionais das forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, profissionais do transporte público (motoristas e cobradores) e portuários também poderão receber a vacina. A vacinação aos idosos acima de 60 anos continuará sendo feita de casa em casa pelas unidades de saúde.

Doentes crônicos, caminheiros e profissionais do transporte público devem procurar as unidades de saúde mais próximas para se vacinar. Para receber a vacina da gripe será necessário apresentar um documento que comprove sua situação e a caderneta de vacina. No caso dos crônicos, é necessário laudo ou declaração médica; já os caminhoneiros e profissionais do transporte poderão apresentar carteira de trabalho, contracheque, carteira de habilitação específica ou crachá funcional.

Os demais grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde (segurança, salvamento, portuários e funcionários do sistema prisional) serão vacinados por equipes da Vigilância Epidemiológica no local de trabalho, conforme cronograma em definição e envio de doses para o município. A população privada de liberdade e os adolescentes sob medidas socioeducativas também serão vacinados nas unidades prisionais e Casep.

Quase 18 mil pessoas vacinadas

A campanha de vacinação já imunizou quase 18 mil pessoas em Itajaí. Até esta quarta-feira (15) foram vacinados 2.957 profissionais de saúde (112,5% da meta) e 15.025 idosos (89,6% da meta). Com a abertura da campanha para mais grupos, o município deve vacinar em torno de 251 profissionais de segurança e salvamento; 9.656 doentes crônicos não transmissíveis; 512 funcionários do sistema prisional; e 2.278 pessoas que integram a população privada de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas.

Em relação aos novos grupos incluídos no calendário neste ano (caminhoneiros, profissionais do transporte público e portuários), ainda não há uma estimativa do total de pessoas que serão vacinadas pelo Ministério da Saúde. A meta de Itajaí é vacinar 59.852 pessoas dos grupos prioritários até dia 22 de maio.

“Os idosos continuarão sendo vacinados em casa pelas equipes de saúde, mas agora também iremos vacinar os demais grupos nas unidades. Pedimos calma e compreensão a todos, pois as doses chegam semanalmente ao município e esgotam rápido devido à grande demanda. Até o final da campanha, todos serão vacinados”, explica a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Juliana de Oliveira Gastmann.

Confira os grupos que integram as próximas fases da campanha de vacinação:

2ª fase – 16 de abril:
- Profissionais das forças de segurança e salvamento
- Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais
- Caminhoneiros, profissionais do transporte público (motorista e cobradores) e trabalhadores portuários.
- Funcionários do sistema prisional
- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas
- População privada de liberdade

3ª fase – 9 de maio:
- Professores das escolas públicas e privadas
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
- Gestantes
- Puérperas
- Povos indígenas
- Adultos de 55 a 59 anos de idade
- Pessoas com deficiência

Dia D de vacinação: 9 de maio
Unidades de saúde abrirão das 8h às 17h 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS