quinta, 18 de abril de 2024
Geral
16/04/2020 | 09:11

Presidente da Câmara cobra esclarecimentos sobre férias concedidas a servidores da Saúde

O presidente da Câmara Municipal de Navegantes, vereador Paulo Rodrigo Melzi (MDB), reuniu na Secretaria Municipal de Saúde na manhã desta quarta-feira (15) a fim de solicitar esclarecimentos sobre questões gerais do setor, em especial sobre a informação propagada nas redes sociais sobre as férias concedidas a alguns servidores da pasta. Participaram da reunião a secretária Claudete Hermogenes, a secretária-adjunta, Elizama Aparecida Lopes, e a Diretora de Atenção Básica, Mônica Helen Baracy Gauto Burgonovo.

“Primeiro é preciso esclarecer que a prevenção e combate ao coronavírus na cidade não será prejudicada, nem as demais demandas das unidades básicas, nas quais os servidores que receberam suas férias vencidas estavam lotados. Aproveitamos o baixo movimento nas unidades e a ociosidade de algumas unidades, em razão deste momento, para concedermos férias vencidas a estes servidores”, informa a secretária.

Segundo ela, as férias foram concedidas aos servidores que possuíam o benefício vencido. Na relação estão em sua maioria dentistas, fisioterapeutas, motoristas de grupos de risco, alguns agentes comunitários de saúde, entre outros. “Os servidores que atuam na linha de frente e são essenciais para o momento continuam em atividade. A medida não afetará os atendimentos da Saúde, inclusive podemos solicitar o retorno a qualquer momento, se houver necessidade. Ponderamos para não desguarnecer as unidades e para não chegarmos em momentos do ano com grande parte dos servidores em férias, como aconteceu recentemente”, conclui Claudete.

 

Fumacê e conscientização contra a Dengue

 

Durante a reunião Paulo Melzi solicitou também informações sobre as ações realizadas pela Vigilância Epidemiológica no Programa de Combate à Dengue, após o Município divulgar que foram contabilizados 450 focos do mosquito Aedes Aegypti e 20 casos de pessoas que contraíram a doença. Segundo a secretária, os casos estão concentrados nos bairros São Paulo, Porto das Balsas e Nossa Senhora das Graças.

“Solicitamos à Secretaria de Estado da Saúde o caminhão de fumacê para ampliarmos a ação nos locais mais críticos e estamos aguardando a liberação. Já iniciamos no Bairro São Paulo e queremos estender para outros bairros. E, ainda, estamos reforçando a divulgação de informes para conscientizarmos a população, especialmente neste momento que as famílias tem passado mais tempo em casa e podem se dedicar mais a colaborar no combate ao mosquito”, revela a secretária-adjunta.

 

Vacina contra a Influenza

 

Acerca da vacinação contra a Influenza, a secretária adianta que até o momento foram aplicadas 5.000 doses de vacinas nos grupos de risco em Navegantes (idosos com mais de 60 anos e profissionais da área da saúde) e novas doses estão chegando para ampliar a cobertura. “Recebemos ontem 1.700 doses e hoje devem chegar mais 1.700. O Ministério da Saúde passou uma nova orientação para inclusão dos portuários nos grupos de risco, portanto, estamos estabelecendo as estratégias para darmos continuidade à vacinação para alcançarmos o máximo de cobertura na cidade. Orientamos aos idosos que aguardem, pois, a vacinação será feita nas residências. Temos de evitar a aglomeração deste grupo de risco nas unidades”, avisa Claudete.

 

Hospital terá oito leitos de isolamento

 

Paulo Melzi questionou ainda sobre o atual estado das obras de adequação de uma ala exclusiva para isolamento de pacientes com sintomas graves de coronavírus no Hospital Nossa Senhora dos Navegantes. Segundo a secretária, os trabalhos estão adiantados para adaptação do espaço. “Estamos concluindo, com a atuação de voluntários, a reforma das salas no setor onde estava localizado o antigo Pronto-Socorro. Nesta área teremos três leitos de terapia semi-intensiva e também três quartos com cinco leitos de enfermaria, totalizando oito leitos. Vale ressaltar que esta ala de isolamento não é uma porta de entrada, pacientes com sintomas de coronavírus devem se dirigir à Central de Triagem, instalada no Ginásio Municipal de Esportes, em frente ao Fórum”, informa.

 

Navegantes aumenta quadro de médicos

 

Por fim, a secretária municipal de Saúde adiantou que o Município está promovendo o aumento no quadro de profissionais médicos da pasta. “Estamos efetuando a chamada de 15 médicos por meio de contratação emergencial. Já chegaram cinco clínicos-gerais, que estão atuando no Centro, Bairros São Paulo, Porto Escalvado e Porto das Balsas e Policlínica de Machados. O sexto deve assumir ainda hoje e será designado aos atendimentos no núcleo Hugo de Almeida e Areias. E, ainda, temos a expectativa de chegada em breve de oito profissionais por meio do Programa Mais Médicos, que serão alocados nas áreas onde a demanda é maior e nos quais haja vínculo da comunidade com os médicos”, encerra Claudete.


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS