sexta, 29 de março de 2024
Geral
09/04/2020 | 09:39

Coronavírus: Mais de 100 profissionais de saúde já foram contratados emergencialmente em Itajaí

O enfrentamento à pandemia de coronavírus exige diariamente o esforço dos quase dois mil servidores públicos da Secretaria de Saúde de Itajaí. Além da força de trabalho efetiva, o município precisou contratar emergencialmente novos profissionais de saúde para atuar na linha de frente. São médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que encontraram uma nova oportunidade de trabalho em meio à crise provocada pelo COVID-19. Ao todo, 116 profissionais já foram contratados para atuar nas unidades de saúde do município.

A enfermeira Kátia Cristina Cândido de Oliveira Santos, de 37 anos, é uma das novas contratadas. Há duas semanas ela começou a trabalhar no Centro Ambulatorial de Triagem de casos suspeitos de coronavírus. Natural de Presidente Prudente (SP), a profissional mora em Itajaí há dois anos, porém é a primeira vez que consegue emprego no município.

“Sempre foi meu sonho trabalhar na rede pública e quando surgiu a oportunidade eu já agarrei. Está sendo uma experiência maravilhosa. Recebemos todos os equipamentos de proteção para trabalhar e nos sentimos seguros”, conta Kátia.

Oportunidade e desafio

O novo emprego também trará alívio financeiro para a enfermeira, que descobriu no começo do ano que o filho de 20 anos está com leucemia. O rapaz está em São Paulo sob os cuidados dos pais de Kátia, já que por estar na linha de frente os dois não poderiam ter contato físico. As conversas são agora por telefone e vídeo. Além dele, outros dois filhos, de 18 e 15 anos, moram com ela em Itajaí.

“Eu não sabia como iria pagar aluguel esse mês. Estou gastando bastante com o tratamento do meu filho, pois ajudo com a medicação, e realmente não sabia como iria manter minha casa. Essa oportunidade foi uma luz no fim do túnel”, relata.

Apesar da distância do filho e da pandemia de COVID-19, Kátia acredita que o trabalho no Centro de Triagem é um desafio a mais em sua vida. “Eu não posso estar com ele agora, mas estou aqui para ajudar quem precisa”, afirma.

Recomeço

A enfermeira Ianara Francisca Rocha Costa, de 36 anos, é outra profissional que encontrou uma oportunidade de trabalho e renda com a contratação emergencial da Secretaria de Saúde Itajaí. Natural do Rio de Janeiro, ela se mudou para a cidade em outubro do ano passado e buscava uma recolocação no mercado.

“Financeiramente veio numa ótima oportunidade. Há um mês estava buscando emprego e não conseguia atuar. Estava bem desanimada e quando surgiu essa oportunidade foi uma porta que se abriu muito importante, principalmente pra gente que vem de outra cidade para reconstruir e recomeçar a vida. Me deu um novo ânimo”, conta Ianara.

Há aproximadamente duas semanas, a enfermeira começou a atuar na Unidade Básica de Saúde Cidade Nova II em substituição a um profissional que precisou se afastar. Para ela, a experiência está sendo enriquecedora. “Sou enfermeira pós-graduada em emergência, mas não tinha trabalhado em unidades básicas ainda. Tenho gostado dessa troca de experiências entre a emergência e a atenção básica”, relata.

Na unidade do Cidade Nova II, a enfermeira atua na tenda externa recebendo os pacientes e identificando possíveis casos suspeitos de COVID-19. Segundo ela, o trabalho permite botar em prática os conhecimentos da profissão. “Em meio à pandemia, posso ajudar a população, me sentir útil. Tenho oportunidade, como emergencista, de colocar em prática tudo isso com muita consciência e muita prevenção. É uma profissão desafiadora”, completa.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS