quarta, 27 de maio de 2020
02/04/2020 - 13:09

Univali intensifica produção de máscaras em Itajaí

Equipamentos de proteção individual são feitos em impressora 3D

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) está produzindo cerca de 15 máscaras de proteção por dia, no Campus Itajaí. Os materiais são destinados a profissionais de saúde atuantes no combate ao Coronavírus (Covid-19). Já foram entregues 55 unidades à Secretaria Municipal de Saúde de Itajaí e 14 ao Hospital Marieta Konder Bornhausen. Nesta sexta-feira (3), mais uma remessa será entregue ao Município de Itajaí.

A estrutura da máscara é a padrão disponível no mercado. Trata-se de um suporte, que depois recebe um acetato. A produção, que começou na semana passada, aumentou com a calibragem das impressoras, o alinhamento da produção com o projeto e o apoio de uma empresa. A Supri&Cia emprestou um de seus equipamentos e doou 500 placas de acetato. O trabalho é conduzido pelos professores da Escola do Mar, Ciência e Tecnologia - Rudimar Luís Scaranto Dazzi, coordenador do curso de Engenharia da Computação e docente do Mestrado em Computação Aplicada, e Eduardo Alves da Silva, coordenador dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência da Computação e Sistemas para Internet.

Em Itajaí, a Univali produz a máscara na totalidade, com o apoio de empresas parceiras e da Prefeitura. Um grupo de professores do Campus Kobrasol, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), produziu máscaras que foram entregues ao Hospital Regional de São José e ao Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon), de Florianópolis, na semana passada.

anuncie no Jornal | comunicar erro | fale conosco
Todos os direitos reservados - 2009-2015 Jornal dos Bairros