quinta, 28 de março de 2024
Geral
31/03/2020 | 09:14

Coronavírus: Cirurgias eletivas e consultas ambulatoriais seguem suspensas

O Município de Itajaí informa, por meio da Secretaria de Saúde, que continuam suspensas a realização de cirurgias eletivas, exames e consultas ambulatoriais. A medida decorre das ações emergenciais de combate ao coronavírus (COVID-19). Os procedimentos já agendados também terão seu cronograma alterado e serão remarcados oportunamente. Somente não serão interrompidos os procedimentos oncológicos, de hemodiálise e os transplantes.

A suspensão de cirurgias, exames e consultas segue determinação do Decreto Estadual nº 515, de 17 de março, estabelecido após a situação de emergência de saúde pública em todo o território catarinense. Neste momento, os serviços de saúde estão concentrados principalmente no combate ao novo vírus, ao mesmo tempo em que a população deve seguir o isolamento social. A medida também busca reduzir a circulação de pessoas em ambiente hospitalar, exceto no caso de cirurgias improrrogáveis.

A Secretaria de Saúde de Itajaí informa que após o período de quarentena, que foi prorrogado por mais sete dias (a contar desta quarta-feira, 1º de abril), os pacientes que têm consultas ou exames já agendados deverão comparecer às Unidades de Saúde, que irão remarcar nova data para a realização desses procedimentos. Neste momento, é fundamental não romper o isolamento social a fim de comparecer a uma dessas unidades. Tão logo normalizada esta situação emergencial, todos os procedimentos serão reagendados.

Receitas médicas com prazos estendidos
Também em virtude dessa pandemia, a Secretaria de Saúde emitiu uma portaria prorrogando o prazo das receitas para medicamentos de uso contínuo, como hipertensão, diabetes, entre outros. A medida vale para medicamentos prescritos à doentes crônicos, cuja receita passará a valer por 12 meses, a partir da data de emissão. As receitas emitidas antes dessa normativa também passam a ter a validade de um ano. O fornecimento dos medicamentos de uso contínuo será mensal.

Os receituários de medicamentos sujeitos a controle especial (com retenção da receita) permanecem com validade de 30 dias. O fornecimento destes medicamentos poderá ser feito para até 180 dias de tratamento, conforme critérios apresentados na Resolução RDC nº 357/2020 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), publicada na terça-feira (24).

A Farmácia Municipal (antigo CODIN) está atendendo normalmente a população das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira. Os polos regionais (UBS Nossa Senhora das Graças, UBS Cidade Nova II e UBS Jardim Esperança) e a dispensação de medicamentos nas unidades básicas de saúde do município também estão funcionando normalmente. 


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS