terça, 16 de abril de 2024
Geral
30/03/2020 | 17:45

Camboriú adquire novos respiradores para sala de emergência do HCC no enfrentamento do Covid-19

A Prefeitura de Camboriú, por meio da Secretaria de Saúde, tomou várias medidas de combate e enfrentamento a pandemia do Covid-19. Uma das primeiras ações foi a instalação do Centro de Triagem, com uma equipe preparada de profissionais, específica para atender a pacientes com infecção respiratória. O Centro está montado aos fundos do Hospital Cirúrgico Camboriú (HCC), estrategicamente para evitar que haja contaminação com os pacientes atendidos no Pronto Socorro da unidade. O espaço é preparado para atender pessoas que apresentem possíveis sintomas do coronavírus.   

O Centro de Triagem é montado com uma ala de leitos de retaguarda, que conta com apoio de material como: oxigênio e monitores de parâmetros não invasivos. Visando ofertar maior segurança a quem precisar de atendimento, o município adquiriu mais aparelhos respiradores, caso haja situações de urgência e emergência. O aparelho é essencial para tratar possíveis casos graves, pois é utilizado quando o pulmão do paciente está muito comprometido e ele não consegue respirar por conta própria. 
 
“Estamos agindo com muita responsabilidade, para podermos oferecer maior segurança a nossa comunidade e também a quem precisar de outros municípios inclusive, pois neste momento o pensamento é coletivo e a união de forças é indispensável para vencermos essa pandemia, por isso, estamos buscando junto ao Governo do Estado a regularização dos leitos de retaguardas, que já estavam em processo de análise”, ressalta a secretária de Saúde, Elisama de Freitas. 
 
Linha de frente com segurança 
Visando oferecer mais segurança aos profissionais que atuam na linha de frente, a Secretaria de Saúde também adquiriu Equipamentos de Proteção Individual (EPI), como por exemplo: luvas, toucas, macacão, máscaras, aventais, óculo e protetores para rosto e pés. Esses equipamentos são os recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para proteção dos profissionais que trabalham diretamente com casos suspeitos e pacientes contaminados pelo vírus. 
 
“Nos preocupamos com todos os nossos profissionais que estão atuando na linha de frente neste momento, por isso, o município adquiriu os equipamentos de proteção individual necessários para disponibilizarmos as equipes, conforme a nota técnica que está instituída no município. No entanto, como somos um município com recursos limitados, continuamos abertos a doações”, comenta a secretária.  
 
Suporte e atendimentos
A Prefeitura de Camboriú também vem disponibilizando alguns serviços de apoio a comunidade, como por exemplo, pessoas que apresentarem possíveis sintomas podem fazer contato pelo telefone (47) 3365-4623 ou (47) 3365-1098. 
 
Quem necessita de suporte emocional ou até mesmo conversar sobre este momento que o mundo vive, devido ao vírus Covid-19, deve ligar das 8h às 19h, para o telefone (47)3365-9452 ou (47) 3365-9453. A equipe voluntária é formada por profissionais em formação do curso de psicologia e estão sendo supervisionados pela psicóloga e coordenadora do NASF, Joyce de Almeida Cruz.
Pessoas que tenham idosos acamados em casa podem ligar para o telefone (47) 3365-9440, das 7h às 19h, para agendar a aplicação da vacina à domicílio.  
 
Por compreender a importância de se realizar as vacinas BCG e dose inicial de Hepatite B para recém-nascidos, a Secretaria de Saúde está realizando agendamento para aplicações dessas vacinas, através dos telefones das UBS do CAIC (3366-0957) é UBS Central (3365-5436).

JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS