sexta, 19 de abril de 2024
Geral
30/03/2020 | 17:37

Coronavírus: Itajaí já realizou inúmeras ações para conter a pandemia

Reação imediata. Informação confiável. Transparência. Neste tripé norteador de suas ações para o enfrentamento à pandemia de coronavírus (COVID-19), o Município de Itajaí tem posto em prática um conjunto de medidas que buscam salvar vidas, frear o avanço da doença e ampliar os mecanismos de combate ao novo vírus. No cumprimento dessas ações está o esforço de mais de 2 mil de servidores, principalmente profissionais de saúde, e a consciência da população que deve seguir as orientações das autoridades – a maior delas, o isolamento social.

Estratégias
Após o anúncio da prorrogação do isolamento social, o prefeito Volnei Morastoni se reuniu com representantes de diversos órgãos e entidades da cidade para traçar novas estratégias de enfrentamento ao coronavírus. A convocação foi feita para informar tais setores sobre a manutenção da quarentena por mais sete dias, a contar de quarta-feira (01), e discutir ações para amenizar os impactos econômicos dessas medidas. Em transmissão ao vivo em vídeo na noite de ontem, as informações também foram repassadas aos itajaienses.

Comitê de Enfrentamento
Ciente da gravidade da situação, o Município de Itajaí criou o Comitê de Prevenção, Orientação e Enfrentamento ao Coronavírus, a fim de planejar e gerenciar estratégias conjuntas nos mais diversos setores da administração municipal, como saúde, segurança pública, defesa civil, assistência social, entre outros. O grupo, que inclui o Gabinete do Prefeito e membros de várias secretarias municipais, foi formado no dia 13 de março, antes mesmo das medidas emergenciais anunciadas pelo Governo do Estado, como a interrupção do transporte público e as restrições para o comércio.

Após a edição do decreto nº 11.868/2020, no dia 17, o Município de Itajaí declarou situação de emergência em saúde pública e estabeleceu medidas de prevenção, controle e contenção de riscos à saúde, entre elas a suspensão das aulas escolares por 30 dias e a orientação para que a população evitasse ambientes com aglomeração de pessoas. Também foram suspensos os atendimentos ao público na Prefeitura e demais repartições púbicas, sendo dispensados os servidores que integram o grupo de risco, como os idosos.

Mais leitos no Marieta
O número de leitos de UTI do Hospital Marieta Konder Bornhausen deverá dobrar nos próximos dias. A instituição passará de 30 para 60 leitos, sendo que 39 deles ficarão exclusivos para tratamento de pacientes com coronavírus (COVID-19). O prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, conseguiu apoio do Governo do Estado, que se comprometeu em custear os equipamentos necessários para ampliação e aumentar o repasse mensal ao hospital.

Alô Saúde
Diante da crescente busca por informações, a Secretaria Municipal de Saúde montou uma central telefônica para esclarecer dúvidas da população sobre o coronavírus. O ALÔ SAÚDE ITAJAÍ, no número 0800 642 5500, com funcionamento 24 horas, já recebeu mais de 1.700 chamados. Por dia, são recebidas, em média, 200 ligações.

A central, com sede na Defesa Civil de Itajaí, conta com profissionais de saúde no atendimento e tem comunicação direta com a Vigilância Epidemiológica, para possível encaminhamento de pacientes aos serviços de saúde e para a realização de exames. As ligações, sem custo, podem ser feitas tanto de celular quanto de telefone fixo.

O 0800 também oferece à população um espaço de apoio emocional e contato direto com psicólogos e terapeutas ocupacionais da rede municipal de saúde. Pessoas que passam por momentos de pânico, estresse psicológico, depressão, ansiedade, entre outros, podem procurar ajuda no Alô Saúde.

Centro de Triagem
Outra importante medida de saúde foi a implantação do Centro Ambulatorial de Triagem (CAT), localizado junto ao Centro Integrado de Saúde (CIS), no bairro São Vicente. Criado para receber pacientes com sintomas moderados ou graves de COVID-19, a unidade completou uma semana de funcionamento na última sexta-feira (27), com mais de mil pacientes atendidos.

“O que temos feito até aqui são medidas para proteger a saúde e a vida dos itajaienses. Desde a desinfecção de locais públicos, à implantação de 30 novos leitos de UTI no Hospital Marieta e a criação, em tempo recorde, desse nosso Centro Ambulatorial de Triagem, totalmente equipado para atender casos suspeitos de coronavírus”, destaca o Prefeito Municipal, Volnei Morastoni.

Unidade Infantil
Ainda entre as ações emergenciais de saúde, o Município equipou uma nova Unidade de Atendimento Infantil, no bairro São João, montada especialmente para receber crianças que não têm sintomas de doenças respiratórias. O objetivo é separar a demanda desse atendimento e garantir a segurança dos pequenos, evitando que estes se exponham ao novo vírus. O local, que conta com posto de vacinação e farmácia, tem ao todo 14 profissionais dedicados exclusivamente ao atendimento infantil.

Plantão odontológico
Para minimizar riscos de contaminação, o plantão odontológico também foi transferido do CIS para o Centro de Referência São Judas. O plantão funciona das 16h às 22h de segunda a sexta-feira, e das 14h às 22h no fim de semana. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros continuam com o atendimento de emergências das 7h às 16h.

Outras ações de saúde
Sem descuidar de outras ações, como o combate à dengue e a campanha de vacinação, que já aplicou mais de 11 mil doses da vacina contra a gripe influenza, a Secretaria de Saúde segue na linha de frente no combate ao coronavírus, intensificando medidas emergenciais, como a contratação de dezenas de novos profissionais, entre médicos e enfermeiros, para reforçar o atendimento de sua rede pública.

Desinfecção de áreas públicas
O Município de Itajaí iniciou no dia 24 de março o processo de desinfecção de áreas públicas. O composto é aplicado em áreas com grande circulação de pessoas, como unidades de saúde, supermercados e farmácias, para minimizar os riscos de contaminação por coronavírus. A esterilização envolve dois caminhões e seis funcionários da Secretaria Municipal de Obras e utiliza produtos químicos do Semasa.

Segurança pública
Diante da orientação para o isolamento social da população, o Município de Itajaí proibiu o acesso, trânsito e permanência de pessoas em praias, praças e demais pontos turísticos. Foram montadas barreiras para monitorar os acessos viários à cidade. Nestes postos, agentes da Guarda Municipal, Codetran, Defesa Civil e profissionais de saúde trabalham na fiscalização de entradas e saídas de veículos.

Para reforçar as medidas de quarentena, carros de som com mensagens de alerta e conscientização têm percorrido as ruas da cidade, orientando a população sobre os riscos de contágio da doença.

Auxílio aos idosos
Outra iniciativa, criada para evitar que os idosos saiam de casa, é um novo serviço gratuito da Secretaria de Assistência Social, que disponibiliza um voluntário para fazer deslocamentos até farmácias e supermercados. O serviço pode ser solicitado pelo número (47) 9 9609 06 31 (com WhatsApp).

Assistência às famílias vulneráveis
Na busca por mais recursos para a área assistencial, está sendo criado o Fundo Municipal de Recebimento de Doações para Enfrentamento do COVID-19 (FMURDEC-19), que receberá doações da sociedade civil, pessoas físicas e jurídicas, tanto em valores quanto em gêneros essenciais para alimentação e insumos para a área de saúde. “Estamos encaminhando várias medidas para atender às necessidades de famílias de baixa renda, além de outras medidas econômicas e financeiras para o auxílio a autônomos e pequenos empreendedores”, acrescenta o prefeito.

Custeio para filhos
O Município de Itajaí vai conceder uma gratificação para o custeio no atendimento dos filhos pequenos de servidores municipais que estão atuando na linha de frente do combate ao coronavírus. A Medida Provisória contempla profissionais de plantão da Secretaria de Saúde, Secretaria de Segurança Pública, Secretaria de Assistência Social e Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil.

Informação e transparência
Além das medidas de saúde, segurança pública e de assistência socioeconômica, essa situação de pandemia tem demonstrado que a informação correta também é um poderoso remédio, capaz de salvar vidas. Tal medida está entre as ações prioritárias do Município de Itajaí. O site especial itajai.sc.gov.br/coronavirus, criado desde o início da emergência para ser uma fonte de informação confiável, é atualizado diariamente com boletins epidemiológicos e com as principais notícias e informações sobre a doença, para que a população possa se proteger.

Além disso, um vasto material informativo tem sido publicado nas redes sociais da Prefeitura, servindo também de um canal direto para o diálogo com a população. Com vídeos e transmissões ao vivo, os passos dos principais gestores, como prefeito municipal, secretário de saúde, além de outros profissionais, podem ser acompanhados diariamente, ações estas realizadas como mais uma forma de trazer transparência aos atos e decisões tomadas, além de prestar contas à sociedade de tudo o que vem sendo feito.

Apoio popular decisivo
Todas as medidas adotadas até agora, mais do que nunca, precisam da adesão de todos. As ações e investimentos no combate ao coronavírus realizados pelo Município têm se mostrado eficazes graças ao apoio dos cidadãos de Itajaí, respeitando as normas e orientações de saúde, praticando a solidariedade e unindo forças contra esse inimigo potente, invisível e que age rápido.

A cidade que olha para seu passado recente e vê que conseguiu vencer e se reerguer após grandes catástrofes naturais, como enchentes, por exemplo, já tem hoje a certeza de que também poderá se orgulhar, no futuro, de tudo aquilo que fez e ainda fará no combate a essa pandemia. Cada gesto, cada ajuda, cada vida preservada terá sido salva pelo trabalho de profissionais dedicados e pelo esforço coletivo de sua gente. Povo leal – como diz um dos versos do Hino de Itajaí –, de singularidade jamais vista em outro lugar deste país.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS