quinta, 28 de março de 2024
Geral
28/03/2020 | 11:56

Quem nunca errou ao se comunicar, que atire a primeira pedra!

O prefeito Volnei Morastoni, numa "live" feita na noite de ontem, sexta-feira, anunciou a distribuição gratuita à toda população de Itajaí de um medicamento homeopático à base de cânfora, que tem como objetivo ajudar na imunidade das pessoas. Salientou que a dose seria dada apenas para quem desejasse, não seria obrigatório alguém tomar se não quisesse.

Embora a iniciativa do prefeito tenha tido como objetivo único ajudar as pessoas a ter uma imunidade maior contra o coronavírus, ele errou na comunicação de como seria aplicado a dose. Disse que seria feito através de um conta-gotas na língua das pessoas, o que provocou a reação de médicos, população em geral, e a proibição da distribuição do remédio pelo Ministério Público, preocupados com uma possível contaminação em massa, já que o método até então descrito era por "conta-gotas".

Depois da live do prefeito, a assessoria de imprensa da prefeitura encaminhou uma Nota à Imprensa informando que o medicamento seria diluído em água num copinho plástico e fornecido à população, não mais através de conta-gotas. Mas infelizmente a campanha contra a aplicação do remédio já tinha tomado conta das redes sociais, inclusive com montagens grotescas usando a figura do prefeito, numa ofensa clara à autoridade municipal.

O prefeito errou. Mas apenas no forma de se comunicar. Não no seu desejo como médico formado há décadas e também homeopata, de ajudar o município que administra a se precaver e ficar mais imune a este vírus que está devastando países do mundo inteiro.

Há que se respeitar o trabalho realizado pelo prefeito Volnei Morastoni e sua equipe de profissionais da saúde, que desde o início desta quarentena, estão diuturnamente trabalhando para que o município seja dotado de infraestrutura necessária para enfrentar essa pandemia, com a criação de centro de triagem, aumento do número de leitos da UTI no Hospital Marieta, centro de atendimento infantil para que as crianças não sejam atendidas com adultos, entre outras medidas de importância fundamental para a saúde.

Há que se compreender que na ânsia de ajudar, de fazer o bem, o prefeito, que está há dias sem ter uma noite de sono tranquila, sabendo da responsabilidade que lhe é devida, cometa um erro, como é normal a qualquer ser humano.

Em vez de condenar, a comunidade de Itajaí deveria aplaudir as ações do prefeito, do secretário de saúde e de todos os profissionais, mesmo diante de um equívoco.

Certo de que o remédio que está indicando é eficaz, o prefeito Volnei Morastoni encaminhou às autoridades de saúde estudais a elaboração de um protocolo estadual para poder proporcionar o uso deste medicamento homeopático para a população, com toda segurança necessária a todos que desejarem, podendo ser estendido a outras cidades do Estado.

Texto: Carlos Bittencourt

#coronavírus #itajai #covid19 #homeopatia Prefeitura de Itajaí #volneimorastoni


JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS