quinta, 28 de março de 2024
Geral
26/03/2020 | 18:18

Nota de esclarecimento – Óbito por coronavírus em Porto Belo

O Município de Porto Belo através da Secretaria de Saúde vem por meio desta esclarecer os fatos sobre a notícia do óbito que ocorreu no Município de São José, de um morador de Porto Belo.

O paciente de 86 anos era morador do Município de Porto Belo, ficou viúvo no ano passado e devido a saúde debilitada, estava sendo cuidado pelos filhos em sua casa. Os filhos moram atualmente nas cidades de Florianópolis e Blumenau e se dividiam nos cuidados.

O paciente esteve no Pronto Atendimento no dia 06 de março devido a uma queda em casa, ocasionando uma fratura na costela. Ele retornou no dia 15 de março com fraqueza e dificuldade de se alimentar. O paciente foi atendido e medicado e encaminhado para o Hospital Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú.

O paciente permaneceu com a família em Porto Belo até o dia 17 de março e no dia 18 foi internado na Casa de Repouso em Antônio Carlos. No dia 23 de março ele foi internado no Hospital em São José, vindo a óbito no dia 25.

O Município não tem até o momento nenhuma evidência epidemiológica de que possui caso de transmissão comunitária. O teste no paciente em questão foi feito no Hospital em São José, no dia 24 de março e o resultado chegou hoje pela manhã para a Secretaria de Saúde de Porto Belo, confirmando o diagnóstico de COVID-19.

É importante reforçar que o primeiro caso suspeito a ir até o Pronto Atendimento de Porto Belo foi no dia 13 de março,  mas estes já foram descartados com resultado negativo.  Os casos que foram confirmados em Porto Belo foram coletados nos dias 17 e 21 de março, ambos contraíram a doença fora da cidade (voltaram de viagem) e não circularam em nenhum local público, permanecendo em casa desde o primeiro dia de retorno ao Município.

O Município de Porto Belo através da Secretaria de Saúde lamenta profundamente o óbito, sabendo que família e amigos sentem a perda neste momento. Para nós não se trata apenas de mais um número, mas a perda de uma pessoa que contribuiu para a sociedade e a sua falta será sentida por todos.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS