quinta, 28 de março de 2024
Geral
24/03/2020 | 09:01

NAVEGANTES: Central de Triagem já está atendendo pacientes com suspeita de coronavírus

O Comitê de Crise de Navegantes informa que a Central de Triagem para casos suspeitos de Coronavírus (COVID-19) já está em funcionamento em Navegantes. A Central de Triagem foi montada dentro do Ginásio Municipal de Esportes Prefeito Domingos Angelino Régis, localizado na Avenida Pref. José Juvenal Mafra – Centro, com atendimento das 07 horas às 19 horas, de segunda a segunda

A Central conta com o atendimento de duas equipes formadas por dois médicos, dois enfermeiros e dois técnicos de enfermagem, em escala de dois turnos. Uma equipe de triagem fará o cadastro de cada paciente, em uma tenda fora do ginásio, por meio de um questionário com perguntas sobre contato com outras pessoas que foram expostas ao vírus, se fez viagem ao exterior, se é grupo de risco, entre outros.

QUEM DEVE IR ATÉ A CENTRAL DE TRIAGEM?

De acordo com o Infectologista Dr. Pablo Sebastian Velho, os sintomas para que as pessoas com suspeita de Coronavírus dirijam-se até a Central de Triagem são: febre, tosse, falta de ar e dificuldade para respirar. Quando a pessoa apresentar sintomas leves, como coriza, dor no corpo e dor de cabeça, o melhor é ficar em casa.

Caso a equipe de triagem identifique os sinais e sintomas relacionados, serão encaminhados para atendimento médico dentro do ginásio, com utilização de máscaras, testes e os cuidados necessários. Casos leves que não necessitarem de atendimento médico serão orientados para a quarentena domiciliar.

UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE

Com a concentração do atendimento a pacientes suspeitos de coronavírus na Central de Triagem, as Unidades Básicas de Saúde do município não atenderão mais a essa demanda. As unidades estarão focadas na Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza (Gripe), que foi antecipada para evitar o aumento de doenças respiratórias e a sobrecarga do sistema de saúde.

Idosos acima de 60 anos de idade, a partir dessa segunda-feira (23), receberão a dose da vacina exclusivamente em suas residências, para não precisarem sair de casa. Para solicitar que o profissional da saúde vá até a sua casa, é necessário agendar a vacinação através do telefone da Unidade de Saúde do seu bairro.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS