sexta, 19 de abril de 2024
Geral
24/03/2020 | 08:59

DIA MUNDIAL DA ÁGUA: EMASA reforça uso racional e destaca ações de preservação da água

O Dia Mundial da Água foi comemorado neste domingo, 22 de março e mais do que nunca ficou evidente que água é vida e um dos aliados indispensáveis no combate ao Coronavírus (COVID-19), a pandemia que assola o mundo inteiro. Por isso, a Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA) reforça o uso racional da água não só neste momento, mas sempre, e destaca os programas, projetos e ações que a Autarquia desenvolve para a preservação dos recursos hídricos.

A água é base para a sobrevivência de todas as espécies e constitui cerca de 70% do corpo humano. Apenas 2,4% da água disponível no Planeta Terra é doce, porém como as calotas polares e geleiras representam 2,08%, somente 0,02% pode ser consumida. Por isso, é imprescindível que a água seja usada com responsabilidade. A EMASA também faz parte desta luta, com a missão de cuidar dos recursos hídricos, principalmente da bacia do Rio Camboriú, fonte que abastece Balneário Camboriú e o município vizinho, para poder captar, tratar e distribuir água à população.

Por meio de programas e projetos como o Produtor de Água do Rio Camboriú, o JACAMASA e o Se Liga na Rede, desenvolve ações de conscientização ambiental; conservação dos mananciais, recuperação e preservação de áreas naturais; e a fiscalização para eliminar os esgotos clandestinos e assim, garantir água de qualidade à população de Balneário Camboriú. “Nossa missão é captar, tratar e distribuir água de qualidade à população dos dois municípios, e para isso, precisamos proteger e preservar nossa fonte de captação, que é o Rio Camboriú, e isso estamos fazendo com projetos e medidas que buscam a proteção e preservação à médio e longo prazo com ações o ano inteiro. Mas neste momento reforçamos o nosso pedido: economizem água, usem com consciência e cuidem desse bem tão precioso e indispensável para a nossa vida”, destacou o diretor-geral da Emasa, Douglas Costa Beber.

Produtor de Água do Rio Camboriú

Há mais de 10 anos, a EMASA criou o Produtor de Água do Rio Camboriú, destinando parte dos recursos de sua arrecadação anual para a conservação e recuperação da bacia hidrográfica. Por meio de incentivo financeiro, já são 27 produtores rurais reconhecidos como Guardiões da Água, que adotam práticas conservacionistas em suas propriedades, desenvolvendo ações de conservação e recuperação das nascentes, matas nativas e ciliares e outras áreas relevantes para a conservação dos recursos hídricos.

Os Guardiões da Água garantem que as nascentes da bacia hidrográfica do Rio Camboriú continuem vivas. “Esta preservação é muito importante, porque a mata ciliar e a vegetação nativa contribuem para o aumento da infiltração da água, melhoria da qualidade e o aumento do tempo em que a água fica disponível na bacia para captação, melhorando consequentemente o abastecimento público”, explica a engenheira ambiental Rafaela dos Santos, responsável pelo Projeto.

Programa de Educação Ambiental (PEA) – JACAMASA

O Programa de Educação Ambiental (PEA), desenvolvido em parceria com o Programa Terra Limpa da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, foi retomado em 2019 e com auxílio do mascote, um jacaré-de-papo-amarelo chamado JACAMASA, visa conscientizar as pessoas, principalmente crianças e adolescentes a respeito de práticas sustentáveis e a importância de preservar a água e o funcionamento do Sistema de Esgotamento Sanitário: o tratamento de água e esgoto; o uso do sistema domiciliar de coleta de esgoto e a conservação da rede pública; e o papel dos diferentes atores sociais na conservação dos recursos hídricos e meio ambiente.

Segundo o operador Hilário Zornitta, um dos responsáveis pelo programa, a intenção é ensinar as crianças sobre os cuidados necessários com a água e problemas que precisam ser enfrentados, para que sejam cidadãs conscientes desde cedo. “A criança age como um agente multiplicador e depois do aprendizado cobram e ensinam os pais, vizinhos e colegas”. O PEA possui um cronograma nas escolas da Rede Municipal de Ensino e na rede particular.

Programa Se Liga na Rede

Na parte de fiscalização, a Emasa atua com o Programa Se Liga na Rede, que com o auxílio de testes de fumaça e corante verifica as ligações hidrosanitárias dos imóveis, evitando que as contribuições sejam despejadas em rios ou córregos e contaminem a água.

Qualidade da água e uso consciente

Para garantir que a água captada no Rio Camboriú chegue aos consumidores com qualidade, a Emasa presa pelo seu tratamento, seguindo todas as determinações de acordo com padrões de qualidade e potabilidade estabelecidos pela Portaria Consolidação n°5/2017 (anexo XX) do Ministério da Saúde. Mas, os consumidores também possuem responsabilidades, tanto no armazenamento da água, sendo recomendado possuir caixa d’água adequada ao número de pessoas, como no uso consciente e racional da água.

Convidamos todos os consumidores a repensar suas atitudes perante esse recurso fundamental, porém, finito. Faça a sua parte, use sem desperdício e ajude a cuidar desse bem tão precioso que é a ÁGUA. Confirma algumas dicas:

- Cheque vazamentos em canos e não deixe torneiras pingando. Um gotejamento simples, pode gastar cerca de 45 litros de água por dia;

- Antes de lavar pratos e panelas, limpe os restos de comida com uma escova ou esponja e jogue no lixo;

- Feche a torneira quando estiver escovando os dentes ou fazendo a barba. Uma torneira aberta por cinco minutos desperdiça 80 litros de água;

 

- Evite lavar garagens, calçadas e carros neste período. Uma mangueira aberta por 30 minutos libera cerca de 560 litros de água;
- Não tome banhos demorados, cinco minutos são suficientes. Uma ducha durante 15 minutos consome 135 litros de água.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS