sexta, 29 de março de 2024
Geral
24/03/2020 | 08:54

Profissionais do município seguem na linha de frente do combate ao coronavírus

Desde que as ações de combate ao coronavírus (COVID-19) determinaram o isolamento social, um grande exército com mais de 2.100 profissionais da Prefeitura de Itajaí tem deixado seus lares todos os dias para cumprir suas funções nos mais diferentes postos de trabalho. Equipes de saúde, segurança, assistência social, comunicação, entre outros, atuam incansavelmente no enfretamento ao novo vírus. Diariamente, inúmeras ações são realizadas no Município para salvar vidas e minimizar os impactos da pandemia na cidade.

“Me faltam palavras para agradecer todos esses profissionais que, superando o cansaço físico e todas as dificuldades, estão empenhados nessa missão de vencer o coronavírus”, ressalta o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni. 

Divididos em unidades de saúde, prédios públicos e ruas da cidade, esses profissionais servem à população que deve permanecer em casa. Para atender às emergências, mais de 1.800 trabalhadores estão de plantão nos mais diferentes setores da Secretaria de Saúde. Nesta segunda-feira (25) ganhamos o reforço de 25 novos profissionais, contratados emergencialmente para enfrentar a COVID-19 em Itajaí.

Para manter a importante limpeza e higienização do Centro Integrado de Saúde (CIS) e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cordeiros, cerca de 80 profissionais se dedicam ao trabalho.

Orientando a população nas ruas, nas empresas e nas entradas da cidade, nossas equipes de segurança: Guarda Municipal, Codetran, Grupo de Apoio Preventivo (GAP) e Defesa Civil. São mais de 120 agentes se revezando em escalas 24h.

A Secretaria de Assistência Social também desempenha um importante papel no atendimento às pessoas em situação de rua. Diariamente são servidas refeições e disponibilizados espaços para higienize pessoal.

A Secretaria de Comunicação também mantém sua equipe de plantão para manter a população bem informada sobre a situação da doença em Itajaí. No site criado exclusivamente para o enfretamento do coronavírus (itajai.sc.gov.br/coronavirus), são reunidas todas as notícias produzidas diariamente e Boletins Epidemiológicos com a atualização oficial dos casos. Além disso, a secretaria também mantém atualizada todas as redes sociais e dialoga diretamente com a população, respondendo seus questionamentos e esclarecendo dúvidas. A Comunicação é também a secretaria que presta todos os esclarecimentos aos veículos de imprensa envolvidos na cobertura da COVID-19. 

Ainda integram essa força tarefa a Secretaria de Obras, Tecnologia, Procuradoria e o Gabinete do Prefeito, responsável pela coordenação de todos os trabalhos, medidas e decisões tomadas neste período emergencial em saúde pública. Somados a estes, vários outros colaboradores e servidores de outras secretarias também dão suporte a essas atividades vitais.

Cada um desses profissionais enfrenta um dos maiores desafios da história recente do país: travar uma guerra contra um inimigo invisível e que age rápido. Suas armas de defesa são máscaras e luvas, e seus pedidos se resumem a um só: “Estamos aqui por vocês. Fiquem em casa por nós!”. O desejo de continuar a lutar está na vocação em agir na defesa da vida, do bem coletivo, e na esperança de que as coisas voltarão ao seu lugar muito em breve.

Homenagem popular
Na noite de sexta-feira (20), uma manifestação de apoio e agradecimento ao trabalho desses profissionais marcou a vida de milhares de itajaienses. Numa convocação organizada pelas redes sociais, moradores do município foram às janelas de suas residências e aclamaram com salvas de palmas a atuação de todos os que trabalham no combate e prevenção ao coronavírus.

O registro com imagens da justa homenagem, compartilhada em perfis sociais e grupos de mensagens, posteriormente alcançou e também emocionou quem naquela hora cumpria seu dever profissional, distante do lar e dos seus. E que servirá de motivação a esses servidores que continuam a levantar bem cedo e partir para mais um dia de batalha e de enfrentamento a esta tão grave pandemia.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS