quinta, 28 de março de 2024
Geral
05/03/2020 | 09:28

Semana de Conscientização dos Direitos das Mulheres traz reflexão sobre os desafios e as conquistas femininas

Marco na luta pelos direitos femininos e por uma sociedade mais justa e igualitária, o Dia Internacional da Mulher, que será celebrado no domingo (08), traz a cada ano uma nova oportunidade para se destacar as conquistas e trazer ao debate os inúmeros desafios que as mulheres ainda enfrentam, como no mercado de trabalho e em várias outras áreas, além do combate à violência doméstica e os crescentes casos de feminicídio.

Em Itajaí, tais reflexões ganham força na segunda edição da Semana Municipal de Conscientização dos Direitos das Mulheres, de 5 a 13 deste mês, que busca ampliar a divulgação das conquistas das mulheres nos campos político, econômico e social, bem como a discussão sobre o papel da mulher na sociedade itajaiense. Coordenado pela Secretaria de Promoção da Cidadania, o evento contará com uma feira de serviços e de ações específicas às mulheres, palestras, rodas de conversas e atividades culturais (confira aqui a programação completa).

No Brasil, nas últimas décadas, várias são as conquistas em relação aos direitos das mulheres, como a criação da Lei Maria da Penha (11.340/2006), passo importante no enfrentamento à violência doméstica, programas específicos de saúde da mulher e novos direitos trabalhistas, como no caso das empregadas domésticas, por exemplo, e a ampliação da licença-maternidade por mais 60 dias – desde que o empregador faça parte do Programa Empresa Cidadã (Lei 11.770/2008).

No âmbito das conquistas municipais, além da Semana de Conscientização dos Direitos das Mulheres, a cidade de Itajaí desenvolve anualmente a Campanha Agosto Lilás (Lei Municipal 6.935/2018), de combate e prevenção da violência contra as mulheres, a campanha de prevenção ao câncer de mama e colo de útero, no Outubro Rosa, além de políticas públicas e ações específicas, como no Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher, em 25 de novembro, realizada em conjunto com a Campanha Itajaí Sem Racismo.

“Há, ainda, muito que se considerar na luta das mulheres para alcançar verdadeiramente os seus direitos. O Município de Itajaí busca desenvolver campanhas e ações para dar visibilidade a esta temática, e nós, da Secretaria de Promoção da Cidadania, estamos à frente de fazer esse assunto circular”, argumenta a secretária Christiane Stuart, da Secretaria de Promoção da Cidadania. “Creio, porém, que a responsabilidade desse tema é de todos e todas, no sentido de movimentarmos uma contracultura ao que está posto pela sociedade, de fazer valer o empoderamento feminino”, pontua a secretária.

Saúde da Mulher

No Município de Itajaí, as mulheres têm acesso a uma série de serviços de saúde. Os atendimentos nas unidades básicas contemplam coleta de exame preventivo do colo do útero, solicitação de exame de mamografia, oferta de testes rápidos para diagnóstico de infecções sexualmente transmissíveis, grupos de promoção à saúde, orientações nutricionais, atendimento psicológico, práticas integrativas e complementares em saúde, entre outros. A saúde reprodutiva também recebe atenção especial desde o pré-natal até o nascimento do bebê, com a oferta de grupos de gestantes, puericultura e visitas domiciliares.

Outra iniciativa importante desenvolvida pela Secretaria de Saúde, através da Rede de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência e unidades de saúde, é a prevenção da violência contra mulher. Entre as ações estão o monitoramento de casos de violência e encaminhamento de pacientes para serviços de apoio, bem como a promoção de campanhas de orientação e sensibilização da população para este grave problema.

Na área de Assistência Social, a cidade também conta com políticas públicas e serviços relacionados ao atendimento às mulheres em situação de risco, como os que são desenvolvidos nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e do apoio psicológico, proteção social e acolhimento realizado pela Casa das Anas, além de todo o trabalho contínuo feito pelo Conselho Municipal de Direitos da Mulher.

“A política de garantia de direitos das mulheres é transversal a todas as políticas públicas do nosso município. Dessa forma, creio que cada secretaria e cada setor deve manter e realizar ações voltadas às mulheres, no sentido de resguardar e garantir seus direitos”, destaca Fernanda Cristina da Luz, assistente social na Secretaria de Promoção da Cidadania. “Para além disso, precisamos lutar contra o machismo que impera em nossa sociedade, e dar voz e vez às mulheres, na igualdade e equidade que elas merecem”, acrescenta.

Seja no combate irrestrito a qualquer tipo de assédio, seja na mudança de postura da publicidade, que corretamente tem deixado de usar a figura da mulher como objeto de desejo e de incentivo ao consumo, o caminho que levará à eliminação das desigualdades de gênero no país passa não só pela criação de novas leis e programas, mas no fortalecimento dos direitos já conquistados. Nesse sentido, algo a ser celebrado no âmbito do Município de Itajaí, que também se movimenta nessa direção.

Semana Municipal de Conscientização dos Direitos das Mulheres
Data: 5 a 13 de março
Programação completa no site da Prefeitura de Itajaí


JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS