quinta, 28 de março de 2024
Geral
03/03/2020 | 16:27

Penha confirma caso de dengue e reforça pedido para que comunidade recepcione agentes de saúde

A confirmação de um caso de dengue contraído fora da cidade e notificado à Secretaria de Saúde local no último dia 21 de fevereiro, mantém em alerta a Vigilância Epidemiológica de Penha, que nesta terça-feira, 3 de março, reforçou o pedido para que a comunidade do centro e bairros atenda bem aos agentes comunitários de saúde, que ampliaram as visitas domiciliares visando o repasse de orientações e vistorias de combate à doença. O paciente notificado já passa bem e seu quadro já está normalizando.

 

De acordo com Alexandre Deolindo, fiscal sanitarista e coordenador do programa de prevenção, Penha até o momento está com 85 focos do mosquito Aedes Aegypti, e continua na qualidade de infestado. “Estamos com esse caso importado da doença, o que requer maior atenção, pois já somos um município que tem a presença do mosquito transmissor, e a combinação ‘mosquito/doença’ é um complicador”, observa.

 

De acordo com a Secretaria de Saúde de Penha, quase todo o Município tem a presença do mosquito, e o único bairro que ainda não detectou o Aedes Aegypti foi São Nicolau. Alexandre ainda frisa que estão sendo registradas muitas recusas dos moradores em atender os agentes.

 

“Estamos visitando todo o Município, com intuito de orientar, eliminar depósitos, e tratar os depósitos que não podem ser eliminados”, detalha ele. “Os moradores precisam atender bem o agente comunitário, visando essa prevenção”, pontua o coordenador.

 

Os agentes endêmicos locais estão uniformizados com um colete verde com o brasão da cidade, e com crachá de identificação. Em caso de dúvidas, o morador pode ligar para Secretaria de Saúde da Prefeitura, e conferir o nome do funcionário. O telefone é o (47) 3398-1533. Atualmente, Penha conta com 288 armadilhas espalhadas pela cidade, e o tratamento precisa seguir sendo feito casa por casa, até atingir 100% dos domicílios.

 

“Pedimos para a população entrar com a gente nessa luta. A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito, eliminando água armazenada que pode se tornar possíveis criadouros, como em vasos de plantas, lagões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas”, finaliza.

 

Avanço no PR preocupa

 

Em Santa Catarina, o Estado registrou número superior a 2.000 casos da doença em 2019, e segue com mais de 50 já notificados em 2020 somente em Joinville, maior cidade do Estado. Além de Penha, há outras 96 cidades consideradas infestadas, segundo a Divisão Epidemiológica (DIVE), do Governo Estadual. O que que preocupa é o avanço da doença no Paraná, que conta com 9.000 casos registrados em sete dias, neste ano.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS