terça, 19 de março de 2024
Geral
27/02/2020 | 18:41

Itajaí implanta ações do Plano de Desenvolvimento Econômico Municipal

Com o intuito de colocar em prática as estratégias definidas durante os seminários do Plano de Desenvolvimento Econômico Municipal (PEDEM), o Município de Itajaí iniciará a implantação das ações de curto prazo em cinco eixos econômicos. O projeto tem o objetivo de identificar e planejar os setores econômicos da cidade para promover o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida da população. O trabalho é realizado pelo Sebrae em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e conta com o apoio de várias entidades locais.

Até o final deste ano, a equipe de trabalho do PEDEM continuará no planejamento das ações de médio e longo prazo para o município. Ao todo, Itajaí conta com cinco eixos estratégicos: Tecnologia da Informação e Educação, Construção Civil, Operação e Logística, Turismo e Mar. Os eixos foram definidos a partir de um diagnóstico dos setores que mais contribuem para o desenvolvimento da economia do município.

Entre as estratégias, o plano pretende criar um comitê de relação institucional com o poder público dentro do Sinduscom e desenvolver um polo de inovação para o setor da construção civil, criar articulação público-privada para agilizar a manutenção dos pontos turísticos, definindo prazos para execução das melhorias e um plano de marketing para divulgação dos potenciais turísticos, de comércio economia criativa, no eixo turismo.

No eixo de operação e logística, o plano pretende criar uma regulamentação municipal para definir os horários de movimentação de contêineres. Já no eixo mar, será feita a criação de banco de dados e mapeamento de fornecedores e clientes para aumentar número de vendas e potencializar os eventos existentes. No eixo de tecnologia da informação e educação está no plano os programas de atração e retenção de talentos de TI e elaborado um diagnóstico para identificar as prioridades de capacitação de mão de obra no setor.

Para o gerente regional do Sebrae, Alcides Sgrott Filho, o PEDEM faz com que o Poder Público e as instituições participantes tenham um norte planejado para fortalecer a economia do município. “É através dos eixos levantados dentro do plano que conseguimos ter um direcionamento dos setores que mais rendem para a economia e que poderão receber mais investidores e fortalecer os negócios locais. As ações coordenadas para melhorar o desenvolvimento do município são trabalhadas a médio e longo prazo para contribuir com o crescimento de Itajaí”, ressalta. 


JORNAL IMPRESSO
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024
23/02/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS