terça, 19 de março de 2024
Geral
21/02/2020 | 17:09

Saiba como ficam os serviços do Governo do Estado no Carnaval 2020

Foto: Maurício Vieira/Arquivo/Secom

Os serviços públicos do Governo de Santa Catarina sofrerão alteração na próxima semana em razão do Carnaval. São pontos facultativos, conforme decreto publicado em janeiro: segunda-feira, terça-feira e quarta-feira até as 14h. As atividades essenciais, como saúde, segurança, abastecimento de água e distribuição de energia elétrica, serão mantidas em escala de plantão ou ato definido pela autoridade competente.

Confira o horário de funcionamento de cada setor:

- Segurança

As Delegacias de Polícia Civil (181 ou WhatsApp 48 98844-0011), a Polícia Militar (190), o Corpo de Bombeiros Militar (193) e órgãos como o Instituto Geral de Perícias (IGP) e o Instituto Médico Legal (IML) funcionarão todos os dias em esquema de plantão. 

Para registrar boletins de ocorrência, é possível acessar a Delegacia Virtual da Polícia Civil. A Polícia Militar também disponibiliza o aplicativo PMSC Cidadão, ferramenta que permite denúncias de forma anônima, ações de proteção à mulher vítima de violência doméstica e familiar, dentro do Programa Rede Catarina de Proteção à Mulher. A PM estará ainda com a Operação Alegria, para reforço do policiamento no Carnaval. 

- Saúde

Atendimento normal nas emergências de todas as unidades da rede estadual de saúde. Os Hemocentros irão funcionar com horários diferenciados:

Sábado (22): Hemocentro de Blumenau abrirá normalmente
Segunda-feira (24): Abertura normal dos hemocentros, exceto o de Joaçaba. As unidades de coleta de Jaraguá do Sul e Blumenau estarão fechadas. 
Terça-feira (25): Não haverá atendimento ao público externo. 
Quarta-feira (26): Abertura de todo Hemosc a partir das 13h. 

- Samu

Serviço funcionará normalmente, com atendimento pelo telefone 192.

- Educação

As escolas da rede estadual não terão aulas na segunda e na terça-feira. Na quarta-feira, as aulas estão condicionadas ao calendário escolar de cada unidade, que deve cumprir com a carga horária mínima de 800 horas anuais ou de 200 dias letivos. Já as atividades na Secretaria de Estado da Educação (SED) e nas Coordenadorias Regionais de Educação de Santa Catarina serão retomadas às 14h do dia 26.

Celesc

As lojas de atendimento da Celesc ficarão fechadas na segunda-feira e na terça (24 e 25). Na quarta-feira, o expediente para atendimento ao público será das 13h às 19h.
Os serviços essenciais, como call center (comercial: 0800 48 0120 e emergência: 0800 48 0196) e equipes que trabalham em campo com ocorrências na rede elétrica, serão mantidos normalmente.

- Casan
Na segunda e terça-feira (24 e 25) não haverá atendimento presencial nas agências da Companhia, na Quarta-feira de Cinzas o expediente externo será das 13h às 17h30.
O usuário pode buscar atendimento 24 horas em todos os dias de Carnaval na Central de Atendimento 0800 643 0195, no aplicativo Casan SC e pelo chat 24 horas.  

- Detran

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) fecha na segunda e terça-feira e retoma as atividades na quarta, 26, a partir das 12h. A qualquer momento, é possível acessar os serviços já disponíveis no Detran Digital, como as solicitações de emissão, renovação, segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Permissão Internacional para Dirigir (PID) e certidão de registro de CNH, além de consultar informações relacionadas a veículos e gerar guias para pagamentos.

- Procon

O Procon de Santa Catarina estará fechado na segunda e na terça-feira e o atendimento reabre na quarta, das 13h às 18h.

- Sine

As unidades estaduais do Sistema Nacional de Empregos (Sine/SC) estarão fechadas segunda e terça-feira. Quarta-feira voltam a funcionar a partir das 14h.

- Cultura

Os espaços administrados pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) terão horários especiais de funcionamento. Confira aqui

- Jucesc

A Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc) não terá expediente na segunda e terça-feira, mas os protocolos e processos poderão ser cadastrados a qualquer momento por meio da Jucesc Digital. O expediente retorna às 14h de quarta. 

- Atendimento a jornalistas

A Secretaria Executiva de Comunicação (Secom) estará de plantão para atendimento à imprensa, atualização do portal e das redes sociais. Acesse aqui o contato dos assessores da Secom e das secretarias.


JORNAL IMPRESSO
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024
23/02/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS