quinta, 28 de março de 2024
Geral
18/02/2020 | 10:03

Robô desenvolvido em Joinville simula a agilidade de uma cobra para melhorar linhas de produção

Com movimentos de um braço e a agilidade de uma cobra, o robô Snake, desenvolvido em Joinville pelos Institutos SENAI de Inovação em Sistemas de Manufatura e em Processamento a Laser, vai proporcionar consistentes ganhos de produtividade para a indústria. O projeto, que é resultado de uma parceria com a GM América do Sul, será apresentado na próxima quinta-feira, dia 20, durante o Workshop Ferramentaria 4.0 como um caso de sucesso de projetos apoiados pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).

O Workshop é um evento técnico e restrito às empresas participantes do projeto Embrapii, e será realizado na sede do Instituto SENAI, em Joinville. No período das 13h30min às 14h30min, o robô snake será apresentado à imprensa.

Projeto de biomimetismo, em que a engenharia busca na natureza soluções para problemas práticos, com a cinemática de serpentes em transposição de obstáculos, o robô Snake foi desenvolvido para executar tarefas em locais de acessibilidade dificultada e espaços restritos. O robô se caracteriza pela agilidade e flexibilidade nas suas operações. Desta forma, cada unidade pode substituir de dois a quatro robôs convencionais, tornando assim a produção mais econômica.
A sua concepção idealizada permite que seja adaptado a distintas aplicações, como de pintura, montagem de sistemas complexos, soldagem e inspeção de máquinas e equipamentos da indústria aeronáutica, petróleo e gás e automotiva. As aplicações do Snake desenvolvidas até o momento encontram-se em fase de testes em ambientes relevantes, etapa necessária antes da implantação em células piloto na indústria.
Nesta quinta, será apresentada uma versão atualizada e inédita do Snake. Ela ganhou novas funcionalidades em relação à versão anterior, que foi exposta em eventos da área de robótica.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS