domingo, 23 de fevereiro de 2020
14/02/2020 - 18:18

Entenda como funciona o sistema de amortecimento do maior residencial da América Latina

Pela primeira vez utilizado em empreendimento residencial no Brasil, o Outrigger garante amortecimento superior ao exigido em edificações

            Inovação e desafios constantes norteiam a conclusão do maior residencial da América Latina. O Yachthouse by Pininfarina já chegou ao 81º pavimento e aos 281 metros de altura e segue para as etapas finais. Para atender à dimensão do empreendimento, diversos sistemas diferenciados fazem parte da construção, como os Outrigger, que buscam combater os efeitos de oscilação, tradicionais em edifícios altos mundiais. O método, aplicado pela primeira vez no Brasil em um edifício residencial, garante amortecimento superior ao exigido na edificação.

Para ter máxima eficiência no quesito, a construtora Pasqualotto & GT instalou o sistema nos pavimentos 30 e 53 das duas torres. Eles foram executados em concreto armado com volume três vezes maior ao dos andares em comum. A medida funcionará como segunda e terceira fundação do empreendimento, o que irá combater os efeitos das oscilações em caso de ventos fortes. ?Com o método podemos garantir que o índice de conforto e solidez se mantêm acima dos parâmetros aceitáveis da norma. No Yachthouse by Pininfarina temos como prioridade garantir a qualidade de vida e segurança para todos?, afirma o engenheiro Davi Rotilli.

Para a análise dinâmica do método, a Pasqualotto & GT se adequou a sete normas dos Estados Unidos, Canadá, Europa e Brasil. ?Adequamos às normas internacionais também, além das nacionais que nos são solicitadas, para oferecermos um padrão acima do que é exigido?, acrescenta o Rotilli. Os andares Outrigger funcionarão ainda como parte técnica do empreendimento para garantir 100% da repartição dos sistemas internos como distribuição de água, entre outros mecanismos.

O inovador Outrigger foi desenvolvido por um escritório de engenharia do Panamá. O engenheiro responsável, Oscar Ramirez, explica que após o dimensionamento estrutural foi realizado o teste de ?Ensaio de Túnel de Vento? na Inglaterra para verificar o comportamento da estrutura diante de variados cenários e intensidades. ?A resposta de deslocamento não é uma variável de controle em edifícios como este. As variáveis importantes são as vibrações, acelerações e velocidades de torção e, neste sentido, o empreendimentofoi totalmente aprovado?, explica Ramirez.

Para garantir a eficiência de vedação, resistência e segurança, o Yachthouse by Pininfarina também passou por minuciosos testes da fachada. Um protótipo com as dimensões reais passou por simulador de pressão de vento e água com valores muito superiores aos níveis tradicionais registrados no Brasil. O resultado foi uma aprovação da pele de vidro com notas acima das exigidas pelas normas de regulamentação.

 

Sobre a Pasqualotto & GT

A Pasqualotto & GT é a construtora de empreendimentos de luxo, como o Yachthouse by Pininfarina, o maior residencial da América Latina, com 81andares e 281 metros de altura. Com vocação para empreendimentos verticais acima de 50 andares, também possui outros empreendimentos em parceria by Pininfarina, como o Vitra, reconhecido na América e Europa como ícone da arquitetura internacional.

Sexta, 21 de fevereiro de 2020
Dada a largada para o Carnaval de BC
Sexta, 21 de fevereiro de 2020
Nelson Abrão se filia no Progressistas
Sexta, 21 de fevereiro de 2020
MS Marina atraca no Porto do Rio Grande
anuncie no Jornal | comunicar erro | fale conosco
Todos os direitos reservados - 2009-2015 Jornal dos Bairros