quinta, 28 de março de 2024
Geral
14/02/2020 | 11:01

Conscientização de combate à dengue será nesse sábado, em BC

As ações de combate ao Aedes aegypti - mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya - não param em Balneário Camboriú. Segundo informações da Vigilância Ambiental do Município, nesse sábado (15), durante o Dia “D” da campanha de vacinação contra o sarampo e febre amarela, ocorrerá também um importante trabalho de conscientização sobre a dengue e os riscos à saúde. 


No sábado (15), conforme ressaltou Eliane Guedes Casatti, da Vigilância Ambiental, será montada uma base na Praça Almirante Talmandaré, ao lado do Posto da Guarda. O espaço estará preparado para orientar a comunidade sobre como evitar a proliferação do mosquito, evitando principalmente os criadouros. 


Os agentes irão distribuir panfletos informativos sobre a doença e os principais cuidados. A ação será das 9h às 16h. “É muito importante alertar as pessoas sobre os cuidados que se devem ter nos imóveis, especialmente quanto ao acúmulo de lixo, sujeira e água parada”, declarou. 


Para reforçar as ações de combate ao aedes, 25 agentes vão reforçar a equipe. De acordo com a Ambiental, um mutirão técnico está programado para acontecer em março. 

Cuidados necessários para não haver proliferação do mosquito são:

- não deixar nenhum recipiente com água parada;
verificar se as caixas d´água estão bem vedadas;
- tratar a piscina com cloro e limpe-a uma vez semana;
colocar areia nos pratos dos vasos de plantas, e/ou eliminar os pratos;
- manter as calhas limpas e desentupidas, assim como as lajes;
- manter ralos fechados e desentupidos;
remover regularmente a água acumulada em folhas de plantas como bromélias, e/ou eliminar a planta;
- lugar de lixo é no lixo: copos, garrafas, latas vazias, entre outros, devem ser colocados na lixeira, dentro de sacos plásticos bem fechados;
- tonéis e depósitos de água devem ser mantidos tampados e vedados;
- vasilhames para água de animais domésticos, deve-se lavar com bucha e sabão em água corrente, pelo menos uma vez por semana;
- evitar acumular águas de chuvas.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS