domingo, 23 de fevereiro de 2020
14/02/2020 - 10:38

Município de Itajaí realiza reunião de planejamento com associação de cervejeiros artesanais

Calendário anual de eventos terá festivais de cervejas artesanais, no Centreventos

As Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico e Turismo e Eventos realizaram, na tarde desta quinta-feira (13), a primeira reunião do ano de 2020 com proprietários de cervejas artesanais do município de Itajaí e representantes da Associação dos Profissionais de Cervejas Artesanais da Costa Verde & Mar (Aprocerva). No encontro, foi apresentado o planejamento dos eventos que terão a participação das cervejarias artesanais, segmento que tem apresentado um grande crescimento na cidade.

Nos últimos anos, o Município de Itajaí tem atuado como parceiro na promoção de ações e eventos de divulgação e valorização da cultura cervejeira. Para este ano, já estão definidos alguns festivais de cervejas artesanais, que vão acontecer no Centreventos, como o Santa Catarina Beer Fest, Rock?n Beer, Beer House e a própria Marejada, a maior festa do pescado do país, que acontece no mês de outubro.

?Itajaí é uma das únicas cidades de Santa Catarina que está desenvolvendo e executando um trabalho conjunto com as cervejarias artesanais. E esta parceria tem sido extremamente positiva, como vimos na última Marejada, quando os moradores e turistas tiveram a oportunidade de conhecer e de experimentar as nossas cervejas artesanais?, comenta Evandro Neiva, secretário de Turismo e Eventos.

Em Itajaí, as nove cervejarias artesanais contam com um portfólio de mais de 70 rótulos e integram um circuito de microcervejarias de alta qualidade instalado no Vale do Itajaí, muitas delas de patamar internacional. No município há, inclusive, um programa de incentivo ao desenvolvimento de microcervejarias e brewpubs (Lei nº 140/2018), que objetiva valorizar e estimular a produção de cerveja artesanal, além de promover o turismo, o comércio e a cultura cervejeira no município.

?Esse é um mercado que cresce a cada ano, com excelentes rótulos na nossa cidade. Tivemos bons resultados com a participação das cervejarias locais em eventos de repercussão nacional e estamos cada vez mais próximos desses fabricantes, no auxílio para o fomento dessa importante atividade econômica", comenta o secretário de Desenvolvimento Econômico de Itajaí, Thiago Morastoni.

Segundo a Secretaria de Turismo e Eventos, a cada dia se faz mais necessário trazer para a fase de planejamento não apenas o olhar institucional, mas também a participação de associações e representantes da rede hoteleira, da gastronomia, dos serviços de entretenimento e de vários profissionais, como taxistas, por exemplo, além das empresas locais ligadas ao turismo da cidade. ?Hoje o nosso calendário de eventos tem sido muito mais profissional e colaborativo?, pontua Neiva.

?Tem sido muito produtiva nossa parceria com o Município de Itajaí, trazendo as cervejarias para dentro do calendário de eventos da cidade. No ano passado, começamos muito bem, com o Festival de Botecos, em janeiro, e a perspectiva para este ano também é muito boa, pois os eventos só vêm melhorando em público e em visibilidade, para atrairmos novos consumidores para as nossas bebidas?, destaca Jorge Toffolo, presidente da Aprocerva.

Sexta, 21 de fevereiro de 2020
Dada a largada para o Carnaval de BC
Sexta, 21 de fevereiro de 2020
Nelson Abrão se filia no Progressistas
Sexta, 21 de fevereiro de 2020
MS Marina atraca no Porto do Rio Grande
anuncie no Jornal | comunicar erro | fale conosco
Todos os direitos reservados - 2009-2015 Jornal dos Bairros