quinta, 04 de junho de 2020
13/02/2020 - 18:47

Fechamento do Canal de acesso ao Complexo Portuário de Itajaí a partir de 14:30 horas

A Superintendência do Porto de Itajaí, na condição de Autoridade Portuária, vem à público informar à sociedade, em geral aos munícipes de Itajaí e Navegantes, e todos que estiverem trafegando pela região, sobre as atividades da sexta Manobra Especial com o navio ?MSC BRANKA? de 299,90 metros de comprimento por 48,20 metros de largura (boca), na nova Bacia de Evolução, e o devido fechamento do canal de acesso ao Complexo Portuário de Itajaí.

sexta manobra especial acontecerá nesta sexta-feira, dia 14 de fevereiro de 2020, a partir de 14:30 até 16:30 horas. O horário compreendido para esta ação ficou programado em duas horas (período de Preamar ? maré alta), porém, a manobra está prevista para ocorrer a partir de 14:30 até 16:30 horas. Em caso de mau tempo, ou seja, se as condições climáticas não estiverem favorecidas para essa atividade, toda a manobra será imediatamente cancelada.

Para dar toda a segurança de navegabilidade durante o teste, o canal de acesso ficará interditado e por um período, as atividades de rotina no Ferry Boat, Marina Itajaí e frota pesqueira, serão interrompidas. Após encerrado a manobra de teste, todos estes locais estarão aptos a retornarem com suas atividades. 

O navio ?MSC BRANKA? (bandeira de Portugal), pertence ao Armador MSC. Vindo do Porto de Santos (SP), sua atracação ocorrerá ainda na noite desta quinta-feira, 13 de fevereiro, por volta de 23:00 horas, no berço 03 da Portonave, de onde tem sua desatracação prevista para ocorrer na sexta-feira, dia 14, a partir de 14:30 horas. A embarcação sairá da margem esquerda do rio, será rebocada e seguirá de ré até a área da bacia, dando sequência para o giro de 180º da manobra e posteriormente encerrando toda a atividade. Após o término da manobra seguirá seu trajeto marítimo para o Porto de Buenos Aires, Argentina.

Ao desatracar do berço 03 da Portonave, a partir de 14:30 horas, acredita-se que todo a duração desta quinta manobra ocorra em até 1h30 minutos.

Para dar toda a segurança de navegação, com a ação da manobra, o canal de acesso ao Complexo Portuário de Itajaí ficará interditado num horário compreendido de até 02 horas, devido ao período de Preamar (maré alta). Após sua desatracação, a embarcação partirá de ré, com seus motores em níveis mínimos de potência, na sequência, assim que a proa do navio passar pela estação do ferry boat, suas travessias serão liberadas imediatamente e assim suas atividades estarão aptas para voltarem ao normal.

Todas as operações estão sendo totalmente acompanhadas e monitoradas pela Superintendência do Porto de Itajaí, Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí (Marinha), Praticagem, Terminais Portuários (APMT e PORTONAVE), e empresas de rebocadores.

Em área terrestre, no lado de Itajaí, para auxiliar no trânsito próximo a entrada do Ferry Boat, durante o horário de teste de manobra, agentes de trânsito da Codetran estarão acompanhando a ação e promovendo a organização nas vias de acesso ao ferry boat.

Inspetores da Guarda Portuária também estarão acompanhando os trabalhos de manobra e ficarão situados de fronte aos portões da empresa, em Itajaí e Navegantes, para dar segurança durante o período.

A nova Bacia de Evolução, nesta primeira etapa, contempla 500 metros de diâmetro e profundidade de 14,00 metros.

Respeitosamente,

Att

SUPERINTENDÊNCIA DO PORTO DE ITAJAÍ. 

Quarta, 03 de junho de 2020
anuncie no Jornal | comunicar erro | fale conosco
Todos os direitos reservados - 2009-2015 Jornal dos Bairros