domingo, 23 de fevereiro de 2020
13/02/2020 - 10:16

Balneário Piçarras: Unidades Básicas de Saúde estarão abertas neste sábado (15) para vacinação contra o sarampo e febre amarela

A população alvo tem a faixa etária de 6 meses a 49 anos.

Neste sábado, dia 15, todas as Unidades Básicas de Saúde de Balneário Piçarras estarão abertas das 8h às 17h para o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. A população alvo tem a faixa etária de 6 meses a 49 anos.

 

A campanha acontecerá até o dia 13 de março. A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Alessandra Reckziegel acrescenta que a campanha também será utilizada para aplicação da dose da vacina contra a febre amarela.

 

Para tomar a vacina contra o sarampo é necessário ir até uma sala de vacinação e levar a caderneta, se tiver. Pessoas com o esquema completo de doses não precisam tomar a vacina novamente.

 

Aqueles que não têm a caderneta, não lembram ou não sabem se completaram o esquema vacinal, precisam tomar a dose pelo seguinte esquema: - 6 meses de vida a dose zero, 1 ano de idade a primeira dose, 1 ano e 3 meses a segunda dose, até 29 anos de idade a pessoa precisa ter duas doses e  de 30 a 49 anos de idade a pessoa precisa ter uma dose.

 

A campanha pede atenção especial para a imunização de crianças na faixa de 6 meses a 4 anos e adultos com idade entre 20 e 29 anos. Esses grupos são os mais vulneráveis à doença. Quem tem mais de 49 anos não está incluído na campanha porque teve contato com o vírus do sarampo durante a infância, quando a circulação da doença era maior.

 

Sarampo

 

O sarampo é uma doença respiratória, extremamente contagiosa que pode causar complicações como pneumonia e encefalite e, em casos mais graves, levar à morte. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa por meio de secreções expelidas ao tossir, espirrar, falar e o vírus pode permanecer no ambiente por até duas horas. Uma pessoa com sarampo pode transmitir a doença para uma média de 12 a 18 pessoas que nunca tenham sido expostas ao vírus anteriormente ou que não tenham se vacinado. A única maneira de evitar o sarampo é com a vacinação. Os sintomas do sarampo são: febre alta, tosse, coriza, olhos avermelhados e manchas vermelhas pelo corpo.

Sexta, 21 de fevereiro de 2020
Dada a largada para o Carnaval de BC
Sexta, 21 de fevereiro de 2020
Nelson Abrão se filia no Progressistas
Sexta, 21 de fevereiro de 2020
MS Marina atraca no Porto do Rio Grande
anuncie no Jornal | comunicar erro | fale conosco
Todos os direitos reservados - 2009-2015 Jornal dos Bairros