sexta, 28 de fevereiro de 2020
12/02/2020 - 10:59

Museu Histórico de Itajaí recebe roda de conversa sobre a colônia Nova Ericeira

Evento reunirá historiadores e jornalistas no próximo sábado (15), com entrada gratuita

O salão nobre do Museu Histórico de Itajaí recebe no próximo sábado (15), às 11h, uma roda de conversas sobre a Colônia de Nova Ericeira, um empreendimento pesqueiro criado em março de 1818 no litoral catarinense. Além do bate-papo com historiadores e pesquisadores, o evento contará com a presença do jornalista Rogério Pinheiro, que fará o lançamento de seu livro ?1818?, que conta os bastidores da criação da Nova Ericeira. A entrada é gratuita.

Durante o evento será apresentado um estudo que comprova a ligação de Itajaí com a Colônia Nova Ericeira e sua importância para o desenvolvimento pesqueiro do município. Além de Itajaí, fizeram parte da colônia as cidades de Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Barra Velha, Bombinhas, Camboriú, Governador Celso Ramos, Itapema, Navegantes, Penha, Porto Belo e Tijucas.

Resgate histórico

A trajetória da Nova Ericeira é contada no livro ?1818: a história da colônia criada por Dom João VI que foi alvo de disputa entre brasileiros e portugueses no século XIX?, de autoria do jornalista e pesquisador Rogério Pinheiro. A obra traz os bastidores da criação da colônia em 1818 e a guerra que se travou entre brasileiros e portugueses pelo seu controle.

A Colônia Nova Ericeira foi criada por ordem de Dom João VI no dia 25 de março de 1818, na Enseada das Garoupas, local hoje pertencente ao município de Porto Belo. Ao todo cerca de 400 pessoas vieram da freguesia da Ericeira, em Portugal, distante aproximadamente 40 quilômetros de Lisboa.

Sexta, 21 de fevereiro de 2020
Dada a largada para o Carnaval de BC
Sexta, 21 de fevereiro de 2020
Nelson Abrão se filia no Progressistas
anuncie no Jornal | comunicar erro | fale conosco
Todos os direitos reservados - 2009-2015 Jornal dos Bairros