quinta, 27 de fevereiro de 2020
11/02/2020 - 12:02

NAVEGANTES: Banhistas devem estar atentos as Águas-vivas e Caravelas-portuguesas nas praias

Os banhistas das praias do litoral catarinense precisam estar atentos devido ao aparecimento das águas-vivas e caravelas-portuguesas no mar. Na praia de Navegantes, os Postos dos Guarda-vidas sinalizaram com bandeiras roxas, no intuito de alertar os banhistas sobre o cuidado que devem ter com a presença das caravelas-portuguesas em toda orla.

A Superintendente do Meio Ambiente, Claudia Angioletti Gabriel, explica que a águas-vivas e as caravelas vivem em mar aberto e acredita que as correntezas trouxeram para a beira do mar, devido as razões climáticas (fortes chuvas da última semana).

?As águas-vivas caravelas-portuguesas chamam a atenção devido a variação de cores: azul, rosa ou roxa e são muito perigosas, pois liberam toxinas e em contato físico provocam fortes dores e podem causar queimaduras de até terceiro grau. Por isso, os banhistas devem estar atentos ao perigo destes animais marinhos,? alerta.

Ao encostar em uma caravela-portuguesa ou numa água-viva, o banhista deve imediatamente buscar socorro num posto de guarda-vidas para orientação e procedimentos. A recomendação é de lavar a parte do corpo atingida com vinagre, neutralizando as toxinas e aliviando a dor no local. Caso após os primeiros cuidados não passarem a dor e vermelhidão, o ideal é sair da praia e procurar auxílio médico.

Sexta, 21 de fevereiro de 2020
Dada a largada para o Carnaval de BC
Sexta, 21 de fevereiro de 2020
Nelson Abrão se filia no Progressistas
anuncie no Jornal | comunicar erro | fale conosco
Todos os direitos reservados - 2009-2015 Jornal dos Bairros