sexta, 28 de fevereiro de 2020
10/02/2020 - 10:53

Balneário Piçarras começa a vacinar contra o sarampo hoje (10)

A população alvo tem a faixa etária de 6 meses a 49 anos - momento em que também será aproveitado para aplicar a dose da vacina contra a febre amarela.

Todas as Unidades Básicas de Saúde de Balneário Piçarras iniciam nesta segunda-feira (10) a aplicação das doses da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. A população alvo tem a faixa etária de 6 meses a 49 anos ? momento em que também será aproveitado para aplicar a dose da vacina contra a febre amarela.

 

?Não há uma meta definida, mas esperamos imunizar uma quantidade significativa de pessoas da faixa etária da campanha?, pontua a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Alessandra Reckziegel. A campanha acontecerá até o dia 13 de março, sendo o dia 15 de fevereiro como o DIA D, quando as Unidades de Saúde estarão abertas em horário integral.

 

Para tomar a vacina contra o sarampo é necessário ir até uma sala de vacinação e levar a caderneta, se tiver. Pessoas com o esquema completo de doses não precisam tomar a vacina novamente. Aqueles que não têm a caderneta, não lembram ou não sabem se completaram o esquema vacinal, precisam tomar a dose pelo seguinte esquema: - 6 meses de vida a dose zero, 1 ano de idade a primeira dose, 1 ano e 3 meses a segunda dose, até 29 anos de idade a pessoa precisa ter duas doses e de 30 a 49 anos de idade a pessoa precisa ter uma dose.

 

A campanha pede atenção especial para a imunização de crianças na faixa de 6 meses a 4 anos e adultos com idade entre 20 e 29 anos. Esses grupos são os mais vulneráveis à doença. Quem tem mais de 49 anos não está incluído na campanha porque teve contato com o vírus do sarampo durante a infância, quando a circulação da doença era maior.

 

Sarampo em Santa Catarina

 

Entre os anos de 2019 e 2020 (até 25 de janeiro), foram confirmados 319 casos de sarampo em Santa Catarina. A faixa etária mais acometida pela doença é a de pessoas com idade entre 15 e 29 anos, com 73,6% (235) do total de casos. Dos 295 municípios catarinenses, 39 já registraram casos de sarampo. Os municípios com mais casos são: Joinville (138), Florianópolis (46), Concórdia (18), Porto União (15), Jaraguá do Sul (14).

 

Sarampo

 

O sarampo é uma doença respiratória, extremamente contagiosa que pode causar complicações como pneumonia e encefalite e, em casos mais graves, levar à morte. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa por meio de secreções expelidas ao tossir, espirrar, falar e o vírus pode permanecer no ambiente por até duas horas. Uma pessoa com sarampo pode transmitir a doença para uma média de 12 a 18 pessoas que nunca tenham sido expostas ao vírus anteriormente ou que não tenham se vacinado. A única maneira de evitar o sarampo é com a vacinação. Os sintomas do sarampo são: febre alta, tosse, coriza, olhos avermelhados e manchas vermelhas pelo corpo.

Sexta, 21 de fevereiro de 2020
Dada a largada para o Carnaval de BC
anuncie no Jornal | comunicar erro | fale conosco
Todos os direitos reservados - 2009-2015 Jornal dos Bairros