quinta, 28 de março de 2024
Geral
07/02/2020 | 17:52

BC: Aulas da Rede Municipal de Ensino iniciam segunda-feira

Na próxima segunda-feira (10) certa de 16 mil alunos da Rede Municipal de Ensino de Balneário Camboriú retornarão às aulas. Para receber os estudantes, professores já estão há três dias concentrados nas escolas analisando e dando contribuições pra versão final da nova Proposta Pedagógica, que foi construída por representantes do corpo docente ano passado. No início da semana uma palestra ministrada pela secretária da Educação, Rosangela Percegona Borba, com o tema “Comunicação não Violenta”, deu boas vindas aos 2.800 servidores da Secretaria.

O ano letivo 2020 inicia na Rede Municipal com novidades como Cartão Material Escolar; centros escolares e núcleos infantis revitalizados e muita alegria na recepção dos estudantes. Cada Núcleo de Educação Infantil e Centro de Educação Municipal está preparando algo diferente para recepcionar os alunos. O clima de boas-vindas tomou conta de todas as unidades. “Palhaços, personagens infantis, brincadeiras, pituras, música e alegria; tudo esperando o regresso dos nossos alunos, nesta segunda-feira, nos Núcleos Infantis”, diz Mirella Padilha.

Outra novidade na Educação foram as matrículas online de todas unidades escolares. A medida eliminou as filas de espera, principalmente para o 1º ano, que se formavam em frente às unidades escolares.

 


Revitalização

Durante as férias escolares a equipe de melhorias e manutenções da Secretaria de Educação está a todo vapor em diversas escolas da cidade deixando tudo preparado para receber os alunos. O efetivo de funcionários escalados para as melhorias se apresentou no dia 06 de janeiro, e desde então trabalham para que cerca de 15 escolas entre Núcleos de Educação Infantis (NEIs) e Centros de Educação Municipais (CEMs) recebam as melhorias.

Os seis núcleos que tiveram o Polo de Férias também receberam atenção, com pequenos reparos. São eles: NEI Pão e Mel, NEI Anjo da Guarda, NEI Estaleirinho, NEI Odácia Tereza Damásio, NEI Novo Tempo, NEI Pioneiros.

Confira as escolas que receberam manutenção

- NEI Nova Geração (Conclusão de duas salas de aula);
- CAIC (Nova sala de aula sendo concluída);
- NEI Sonho de Criança (Revitalização e pintura de duas salas de aula);
- NEI Rio das Ostras (Pintura interna das salas de aula);
- CEM Vereador Santa (Reformulação da secretaria);
- NEI Bom Sucesso (Pintura interna das salas de aula);
- NEI Nova Esperança (Refazer a calçada externa com acesso para portadores de necessidades especiais);
- NEI Cristo Luz (Reforma da sala de Educação física);
- NEI Odácia Tereza Damásio (Pintura externa);
- NEI Estaleirinho (Reforma no sistema de abastecimento de água);
- NEI São Judas (Ampliação);

Cartão Material Escolar

Caderno, borracha, lápis, canetas, e todo material escolar necessário, de diferentes marcas, poderão ser comprados pelo Cartão, que virá com um crédito para ser gasto de acordo com a necessidade e o gosto do estudante. Desde a manhã desta quinta-feira (06) os pais podem retirar o cartão nas secretarias das escolas.

O Cartão Material Escolar será de uso exclusivo do aluno para a compra do material, sem poder ser usado para outro fim. Sua utilização deverá ser feita em 30 dias; caso isso não aconteça, o valor creditado no cartão voltará para os cofres públicos. Os cartões têm valores distintos e cumprem lista de material indicado para cada série.

Ao todo, 18 papelarias em diferentes bairros do Município estão credenciadas para efetivar a compra do material escolar por meio do Cartão, que já vem com crédito pré-aprovado, referente ao kit escolar para o ano que o aluno está matriculado. Visando a praticidade, cada papelaria credenciada terá disponível o kit básico pronto, de acordo com a série do estudante e com o valor creditado no cartão.

Segurança

Com o aumento no fluxo de veículos e pedestres no entorno dos Centros Educacionais, os Agentes de Trânsito irão fiscalizar as vias diariamente para garantir a segurança de estudantes, professores e comunidade em geral. O monitoramento será feito todos os dias, na entrada e saída dos turnos matutino e vespertino.

Os agentes de trânsito atendem em média 30 colégios no município – e alguns são atendidos em forma de rodízio, levando em conta a particularidade da rotina, quantidade e faixa etária dos alunos.

Os colégios atendidos de forma prioritária são: Antônio Lúcio e Médici (Bairro das Nações); Vereador Santa (Centro); Tomaz Garcia e CAIC Ayrton Senna (Bairro dos Municípios); Colégio Nova Esperança (Bairro Nova Esperança); CIEP Rodesindo Pavan e Ghislandi (Bairro Vila Real); Colégio Ariribá; Alfredo Domingos da Silva (Bairro São Judas) e NEI Pioneiros (Bairro Pioneiros).


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS