domingo, 16 de fevereiro de 2020
07/02/2020 - 11:35

Livro auxilia no tratamento de doenças inflamatórias intestinais

Obra foi produzida por egressas e professora do curso de Psicologia

por Wesley Martins - Estagiário de Jornalismo

As egressas Mayara Cristine Schmitz, Maria Caroline de Souza e Paula Bressan Doneda, e a professora Sueli Terezinha Bobato, do curso de Psicologia da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), lançaram, neste ano, o livro ?Como você está se sentindo hoje?: Recurso lúdico na revelação diagnóstica de doença inflamatória intestinal", pela editora Imagine Publicações, de Fortaleza (CE).

A obra foi construída com a orientação da professora Sueli, no período em que as egressas faziam estágio no Ambulatório Interdisciplinar de Doença Inflamatória Intestinal da Universidade, localizado no Campus Itajaí. O trabalho tem o objetivo de conscientizar a criança e o adolescente, além de auxiliar psicoterapeutas na revelação diagnóstica das doenças, conforme explica Mayara: ?Este recurso ajuda no processo de psicodiagnóstico e intervenções psicoeducativas dos jovens com doenças inflamatórias intestinais. Assim como também pode ser útil aos pais e profissionais da educação interessados em compreender os significados dados pela criança à sua condição clínica".

 ?Como você está se sentindo hoje?" é uma obra em formato híbrido e vem acompanhada de um caderno de atividades, também disponível na versão online para impressão. O livro pode ser adquirido pelo site da editora ou diretamente com as autoras pelo e-mail: mayaraschimitz@ymail.com.

Sobre o Ambulatório

É um projeto de ensino, pesquisa e extensão permanente, que surgiu em 2011 a partir de uma parceria entre os cursos de Medicina, Nutrição e Psicologia, da Escola de Ciências da Saúde, e a Unidade de Saúde Familiar e Comunitária - USFC da Univali. Consiste no trabalho de assistência multidisciplinar e interdisciplinar à saúde da população acometida por doenças inflamatórias intestinais (DII).

As DII representam um grupo de enfermidades que acometem o trato gastrointestinal. Elas caracterizam-se por processos inflamatórios crônicos, com episódios agudos imprevisíveis, compostos por períodos de remissão e exacerbação. As duas doenças mais comuns enquadradas neste grupo são a retocolite ulcerativa e a doença de Crohn. Como são doenças com resposta terapêutica variável, repercussões sistêmicas, psicológicas e sociais, a abordagem é complexa e envolve diversos profissionais da saúde. Por isso, a Univali criou o Ambulatório Interdisciplinar de DII que atende a população acometida por essas doenças, dos 11 municípios da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri).

Sexta, 14 de fevereiro de 2020
Porto Belo terá cinco noites de Carnaval
anuncie no Jornal | comunicar erro | fale conosco
Todos os direitos reservados - 2009-2015 Jornal dos Bairros