quinta, 28 de março de 2024
Geral
05/02/2020 | 11:13

Confirmada a data de assinatura do contrato bilionário para construção de corvetas da Marinha em Itajaí

Dia 04 de março de 2020. Nesta data será a assinatura oficial do contrato bilionário para a construção de quatro corvetas para a Marinha do Brasil em Itajaí. O ato oficial em Brasília marcará novos rumos na nossa premiada e reconhecida construção naval ao incluir, entre os serviços, a produção de embarcações militares.

O Consórcio Águas Azuis, vencedor da licitação, incluiu entre os participantes o Estaleiro Oceana, com operação em Itajaí. O investimento é cerca de R$ 6,4 bilhões (1,6 bi de dólares, previstos no edital) com a expectativa de gerar até oito mil empregos, sendo dois mil diretos e seis mil indiretos durante os 10 anos de contrato.

Representantes do consórcio e da Empresa Gerencial de Projetos Navais (Emgepron) estiveram na Prefeitura de Itajaí na tarde desta terça-feira (04) para confirmar a data e os próximos passos do projeto. A empresa ligada à Marinha do Brasil confirmou instalação em Itajaí e trabalhará na cidade desde a elaboração do projeto executivo, que será executado nos primeiros 18 meses do contrato. Antes dessa fase, haverá um prazo de três meses para as adequações legais em relação à importação de tecnologia. O contrato tem duração prevista para 10 anos, mas pode ser ampliado no prazo e na prestação de serviços.

Município trabalha na melhoria das condições de trabalho
Durante a reunião, o prefeito Volnei Morastoni manifestou o empenho do Município de Itajaí em melhorar as condições para o Consórcio Águas Azuis e em atrair novos investimentos na área naval e militar. “Em contato com as secretarias de Obras e de Desenvolvimento Urbano e Habitação, já temos projetos para melhorar a infraestrutura e o acesso das vias de acesso ao estaleiro na Murta”, disse o prefeito. Além disso, o Município estuda melhorias na lei de incentivos fiscais e a inclusão de tecnologia nas áreas contempladas como contrapartida.

Volnei também manifestou o orgulho dos itajaienses na participação de um estaleiro da cidade no consórcio vencedor da licitação bilionária. “Tivemos uma imensa alegria ao saber que Itajaí foi contemplada nesse macroprojeto. Nossa cidade que tem em sua força a ligação com o rio e o mar e um de seus pilares econômicos é a construção naval”, disse Morastoni.

O projeto
O projeto de U$ 1,6 bilhão (aproximadamente R$ 6,4 bilhões) e mais de dois mil novos empregos diretos e seis mil indiretos é da Marinha do Brasil. Um processo licitatório de mais de 200 itens reconheceu o Consórcio Águas Claras como vencedor para a construção de quatro corvetas da classe Tamandaré.

O Estaleiro Oceana aguarda os detalhes de sua participação com a Embraer, principal responsável pelo projeto. As embarcações terão 107,2 metros de comprimento, 15,95 de boca (largura) e 5,2 metros de calado (profundidade). Cada corveta contará com quatro motores, canhões, metralhadores, sistemas de lançamento de mísseis, torpedos e despistamento.

O estaleiro de Itajaí
O Estaleiro Oceana em Itajaí utiliza uma área de 310 mil metros quadrados. Utiliza os mais modernos processos de construção e instalação para empregar mais de 1000 funcionários na construção de até seis navios por ano. De acordo com o Grupo CBO, dono do estaleiro, Itajaí foi escolhida por sua notável vocação para construção naval, disponibilidade de mão-de-obra treinada e localização privilegiada em relação à cadeia de fornecedores e clientes.

O grupo é uma empresa de navegação com foco na construção e operação de embarcações de apoio offshore de médio porte, além de embarcações de inspeção e construção submarina. A empresa tem sede em Niterói e unidades em Macaé e Itajaí.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS