sexta, 19 de abril de 2024
Geral
04/02/2020 | 11:31

Time Brasil é convocado para o duelo da Copa Davis contra a Austrália

O capitão Jaime Oncins divulgou nesta segunda-feira a lista dos atletas convocados para o confronto contra a Austrália pelos Qualifiers da Copa Davis. O confronto será disputado nos dias 6 e 7 de março, em Adelaide, no país da Oceania. Os tenistas chamados foram Thiago Monteiro, João Menezes, Thiago Wild, Marcelo Demoliner e Felipe Meligeni.

A equipe azul e amarela se credenciou para esta etapa da Copa Davis depois da vitória sobre Barbados pelo Zonal Americano I, disputado em setembro, em Criciúma (SC). Quem vencer o duelo Brasil x Austrália avança para o Madrid Finals, etapa mundial da Copa Davis com as melhores equipes do planeta.

"Estamos indo para um confronto muito difícil. Independentemente de quem jogar, a Austrália irá com um time bastante forte, mas a nossa equipe também tem pontos fortes. Além do Demoliner, que vem de um bom momento nas duplas, temos o Thiago Monteiro muito confiante, principalmente após o grande jogo que fez contra o Isner no Australian Open. E temos a juventude do João Menezes e do Thiago Wild, e agora com o Felipe trazendo sangue novo. É um grupo que vai ganhar muita experiência neste encontro", destaca o capitão Jaime Oncins.

Número 1 do Brasil e 89 da ATP, Thiago Monteiro encabeça o time brasileiro que chega na Austrália em 1º de março. O cearense, campeão no último domingo do Challenger de Punta Del Este, foi convocado pela segunda vez pelo técnico Jaime Oncins e tem um histórico de 13 jogos na Copa Davis, com sete vitórias.

Assim como Thiago, João Menezes (188º na ATP) terá mais uma chance de trabalhar ao lado de Oncins. O mineiro de 23 anos alcançou o bronze nos Jogos Pan-Americanos de Lima-2019 e participou do confronto anterior da Copa Davis juntamente com o treinador. Também membro da nova geração do tênis brasileiro, Thiago Wild (campeão do US Open Juvenil em 2018) foi chamado pela segunda vez pelo capitão. O paranaense tem 19 anos e é o 207º da ATP.

Dois novos nomes compõem a convocação de Jaime Oncins. Aos 31 anos, o gaúcho Marcelo Demoliner, um dos principais duplistas do país na atualidade e 58º no ranking de duplas mundial, retorna ao Time Brasil para defender a sua invencibilidade em jogos da Davis: duas vitórias em duas partidas. E Felipe Meligeni, convocado anteriormente pelo capitão para treinar com a equipe, completa a lista. O jovem de 21 anos é o número 317 da ATP.

Marcelo Melo e Bruno Soares focam em ano olímpico

Números 1 e 2 do Brasil no ranking de duplas, os mineiros Marcelo Melo e Bruno Soares optaram por não fazer parte da convocação para o confronto contra a Austrália pela Copa Davis. Referências no esporte e experientes em confrontos representando a equipe nacional, ambos lamentaram não fazer parte deste grupo. Os dois estão focados na preparação para os Jogos Olímpicos e a participação neste confronto pela Copa Davis iria interferir no planejamento caso sejam convocados para Tóquio-2020. A convocação para a participação nas Olimpíadas será feita de acordo com o ranking da ATP divulgado em 8 de junho de 2020.

"Agradeço a confiança do capitão Jaime Oncins e da Confederação Brasileira de Tênis, mas o objetivo maior para 2020 é a possível convocação para os Jogos Olímpicos, em que eu gostaria de participar e tentar a inédita medalha olímpica para o tênis brasileiro. Para que isso seja possível, a preparação precisa ser a melhor possível, o que ficaria difícil devido à complicada logística para participar da Davis na Austrália em meio à gira de torneios pela América do Sul e do Norte. Minha relação com o capitão Jaime Oncins e com a CBT sempre foi ótima e continuará sendo excelente, e seguirei à disposição para futuras convocações", frisa Marcelo Melo.

“O calendário deste ano já é mais longo do que o de costume com as Olimpíadas em Tóquio. Para chegarmos bem entrosados lá, vamos jogar, no mínimo, dois torneios juntos e o desgaste físico e mental de ir novamente para a Austrália, daqui a um mês, seria demais para nós", disse Bruno Soares, que conversou com o capitão Jaime Oncins e explicou a situação. "Sou um cara extremamente apaixonado pela Davis. Tenho muito orgulho em representar o Brasil e espero poder estar com o time em outras oportunidades", completa.

Apesar de não poder contar com os dois atletas, vencedores de Grand Slams e destaques no circuito internacional, o capitão Jaime Oncins compreende os motivos dos jogadores e enxerga uma possibilidade de fazer a renovação na equipe em um confronto em que os favoritos são os donos da casa.

"Tivemos uma boa conversa e eu entendi a posição dos dois atletas. Nada impede que no futuro venham a ser convocados novamente. No momento, eu acredito muito nestes jovens que estamos levando. Tenho a confiança que estão passando por um bom momento no circuito e também merecem ter essa oportunidade dentro da equipe na Copa Davis", comenta o capitão Jaime Oncins.


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS