quinta, 28 de março de 2024
Geral
29/01/2020 | 14:23

O discurso de ódio em debate: Advogado de Itajaí publica livro em Portugal

Diariamente, os debates em torno da liberdade de expressão atrelado ao discurso de ódio tem ganhado força. Enquanto isso, estudiosos analisam os efeitos disso na democracia em forma de pesquisa. Com direcionamento para a temática, o doutorando, professor e advogado de Itajaí, Dr. Luiz Carlos Ávila Júnior, lança pela Editora Juruá nesta quarta-feira (29), em Portugal, o livro Direito Constitucional Luso e Brasileiro No Âmbito da Pacificação Social.

No capítulo escrito pelo pesquisador, que também é um dos organizadores da obra, a análise é direcionada especificamente para as ideologias políticas. “A questão do discurso de ódio, tem ligação absoluta com a liberdade de expressão e a forma como os países a toleram com base naquilo que já viveram. No livro, abordo o pluralismo, pois as discussões de ideias políticas, infelizmente, estão sendo substituídas pelo discurso de ódio”, destaca o advogado.

Junto de Ávila Júnior, a obra reúne outros especialistas. Integram a equipe de autores, professores portugueses, alemães e espanhóis, somando ainda oito instituições de ensino superior e sete programas de mestrado e doutorado na área jurídica. O material é fruto do III Congresso Luso-Brasileiro de Direito Constitucional Comparado, realizado em Joinville em 2019. “O viés tratado nos temas obviamente traz consigo todo o rescaldo cultural que cada um dos professores trouxe pro seu capítulo, então a obra é enriquecedora, principalmente em razão do tema que aborda e que hoje em dia é indispensável de ser enfrentado”, destaca Carlos Eduardo Figueiredo, juiz de direito no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e um dos organizadores da obra.

A publicação, que já está disponível para aquisição no site ou televendas da Juruá Editora, tem a parceria da Universidade Autónoma de Lisboa, do Centro Universitário Católica de Santa Catarina e da Universidade do Vale do Itajaí, com o apoio do Instituto Universitário do Rio de Janeiro.


JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS