quinta, 28 de março de 2024
Geral
24/01/2020 | 18:11

Itajaí mantém 100% das praias próprias para banho

Vai dar praia. Com previsão de tempo bom para este sábado (25) e domingo (26) em Itajaí, o fim de semana de sol e calor é um convite e tanto ao banho de mar. Por aqui, moradores e turistas podem ficar tranquilos quanto aos índices de balneabilidade, pois as praias de Itajaí continuam 100% próprias para banho. Durante a alta temporada, de novembro a março, o índice de balneabilidade é divulgado semanalmente pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA).

O índice de balneabilidade é a qualidade das águas destinadas à recreação de contato primário, ou seja, o contato direto e prolongado com a água como em atividades de natação, mergulho, esqui-aquático, entre outras, quando há possibilidade de se ingerir alguma quantidade de água. Em Itajaí, a pesquisa sobre o índice de balneabilidade é feita em três pontos distintos da Praia Brava, um na Praia de Cabeçudas e outro na Praia do Atalaia.

No Estado de Santa Catarina, o IMA disponibiliza placas de sinalização na orla das praias para informar a situação de balneabilidade. Os banhistas também podem acessar o site do órgão ou conferir a situação das praias catarinenses por meio do aplicativo Praia Segura. Segundo o Instituto, os acessos ao aplicativo para consultas sobre balneabilidade cresceram 53% nesta temporada.

Limpeza e conservação das praias

O aumento no número de turistas na cidade faz com que o Município de Itajaí reforce a coleta de lixo nas orlas das praias, bairros litorâneos e avenidas à beira-mar. Na alta temporada, a coleta do lixo orgânico é diária e se inicia às 6h, quando os caminhões de lixo orgânico passam nas principais vias de acesso às praias Brava, Cabeçudas, Geremias, Atalaia e também na avenida Ministro Victor Konder, a Beira-Rio.

Além disso, a empresa Ambiental, responsável pela limpeza e conservação, mantém uma equipe diária nas praias, atuando das 12h às 20h. Nessas regiões, o lixo reciclável é recolhido nas segundas, quartas e sextas-feiras. Durante o verão, também é disponibilizada uma quantidade maior de lixeiras em toda a extensão das praias de Itajaí, além de contentores nas calçadas, para resíduos de maior volume. E a orientação aos moradores e turistas é a de que não deixem lixo jogado pela faixa de areia, ruas ou calçadas. 


JORNAL IMPRESSO
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024
01/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS