sábado, 22 de fevereiro de 2020
23/01/2020 - 10:50

Grupo de Trabalho vai analisar alternativas para reduzir preço do gás natural em SC

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

O governador Carlos Moisés determinou a criação de um grupo de trabalho para estudar alternativas que levem a uma redução do preço do gás natural em Santa Catarina. A decisão ocorreu após uma reunião com o coordenador da Frente Parlamentar do Gás, deputado estadual Luiz Fernando Vampiro, com o presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar, e empresários do setor cerâmico. 

?O gás natural é um insumo fundamental para a nossa indústria. O barateamento da tarifa, em parceria com o que vem sendo planejado pelo Governo Federal, é essencial para que o nosso estado se mantenha competitivo?, afirmou o governador. 

Na visão do deputado Vampiro, que intermediou o encontro, a criação do grupo de trabalho representa um avanço nas tratativas entre o Governo e o setor produtivo. Segundo ele, o gás representa cerca de 20% do custo das empresas cerâmicas e uma redução da tarifa ajudaria no posicionamento nacional e internacional do setor. 

?Nós avançamos na definição de ações e estratégias para estimular o aumento do consumo do gás. É fundamental quando os diferentes atores se sentam para conversar e buscar uma solução pactuada?, disse Vampiro. 

Também presente na reunião, o presidente da SCGás, William Anderson Lehmkuhl, relembrou que o Estado já possui a tarifa mais barata do Brasil e que 85% do custo é referente à molécula, de responsabilidade federal. Ele se comprometeu a analisar opções para a redução dos 15% que cabem à companhia. 

Também participaram da reunião o chefe da Casa Civil, Douglas Borba, e o secretário de Estado da Fazenda, Paulo Eli.

Sexta, 21 de fevereiro de 2020
Dada a largada para o Carnaval de BC
Sexta, 21 de fevereiro de 2020
Nelson Abrão se filia no Progressistas
Sexta, 21 de fevereiro de 2020
MS Marina atraca no Porto do Rio Grande
anuncie no Jornal | comunicar erro | fale conosco
Todos os direitos reservados - 2009-2015 Jornal dos Bairros