sexta, 29 de março de 2024
Geral
20/01/2020 | 15:00

NGI Sul apresenta projeto da terceira rampa para o Ferry Boat

A NGI Sul já concluiu e apresentou o projeto de instalação da terceira rampa de atracação nas margens do rio Itajaí-açu, em Itajaí e Navegantes. A arrojada iniciativa tem por objetivo diminuir as filas de espera nas duas cidades, além de possibilitar a execução de manutenção das rampas, sem interferir na movimentação de veículos. Apesar de muitos serviços serem executados à noite, o trabalho preventivo nas rampas de acesso e nos ferries só podem ser realizados durante o dia, em respeito à Lei do Silêncio.
 
Para se ter uma noção ampla da operação, a NGI Sul registra pelo menos três tipos de ocorrências que geram filas de espera em Navegantes e Itajaí. A primeira delas são nos chamados horários de pico nos dias úteis, de segunda a sexta-feira, entre 7h e 10h e das 17h às 20h, quando o movimento é maior em virtude do deslocamento de trabalhadores, veículos de entrega, ônibus e caminhões, com filas que chegam em média a 500 metros. A segunda é registrada durante as ocorrências da BR 101 – sejam de acidentes, obras, movimento intenso, etc. - que causam lentidão e congestionamentos, levando motoristas a fazer o desvio pelas embarcações. Já a terceira ocorrência está associada e presente praticamente todos os dias da alta temporada de verão, onde milhares de veículos congestionam a BR 101 e, novamente o ferry acaba se tornando a única opção de mobilidade entre as duas margens.
 
Vale salientar que levando em consideração que um carro que tem em média 4,5 metros, e o tamanho da fila em cada margem possui uma extensão de 500 metros, são registrados aproximadamente 110 carros a cada meio quilômetro de fila. Quando a terceira rampa e o quinto ferry boat estiverem em operação, será possível diminuir o tamanho da fila em 160 metros em cada viagem, isso sem contar as outras quatro embarcações que já estão em operação.
 
Cabe ressaltar, que nos horários que não são considerados os de pico, os ferries operam com uma taxa de ocupação de veículos automotores que varia entre 40 e 60%. Também são nessas janelas de tempo, fora do horário de pico e na baixa temporada, que a NGI Sul realiza as manutenções preventivas e corretivas em seus equipamentos, buscando causar o menor impacto possível na formação de filas de espera. Com a terceira rampa, seria possível manter a qualidade, a rapidez e a agilidade do transporte para aqueles que utilizam a travessia fluvial mesmo fora dos horários críticos, sem causar impactos no trânsito.
 
Andamento do Projeto
 
Apesar de já ter apresentado todos os projetos conforme determina a legislação, a Prefeitura de Navegantes indeferiu duas solicitações, alegando ser inviável a construção da terceira rampa, que seria construída ao lado do atual terminal exclusivo para carros. O espaço não causaria nenhum impacto ao trânsito local, uma vez que está localizado bem no começo da fila de embarque. Apesar de reuniões e encontros entre a direção da NGI Sul e representantes do poder público municipal de Navegantes, ainda não houve aprovação por parte das autoridades.
 
Em Itajaí, a empresa já está com o projeto praticamente pronto, e em parceria com a Prefeitura e o Porto, prevê a revitalização do passeio público da Avenida Prefeito Paulo Bauer, onde vai construir o terceiro acesso ao lado da rampa exclusiva de automóveis. A NGI Sul já tem orçado os investimentos necessários para a sua execução das obras em cada margem. A empresa espera o entendimento das prefeituras no sentido de dar mais celeridade a este importante investimento que vai trazer agilidade, rapidez, conforto aos usuários e melhorar a mobilidade urbana regional.

JORNAL IMPRESSO
29/03/2024
22/03/2024
15/03/2024
08/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS