sábado, 22 de fevereiro de 2020
16/01/2020 - 11:13

Raio X Digital pretende agilizar exames na saúde de Penha

Já se encontra em fase experimental de funcionamento mais um avanço na rede pública municipal de saúde de Penha: o raio-x digital, que vem substituir o equipamento analógico, atualmente instalado no Pronto-Atendimento da cidade. A perspectiva é que já a partir da próxima semana, todos os exames de raio x sejam feitos pelo equipamento, após o treinamento da equipe de radiologia que acontece esta semana.

?Não apenas na redução de custos, mas também na promoção da preservação ambiental é muito interessante que não precisaremos mais usar elementos químicos para a revelação do raio x, porque agora tudo será por computador?, explica a técnica em radiologia, Eliza Maurina Coelho.

Mais importante ainda é que no caso de algum exame não ficar muito claro porque houve pouca exposição de radiação, o paciente não precisará fazer novamente o exame, já que é possível corrigir a imagem com a própria tecnologia digital. ?A pessoa não precisará ser exposta novamente a radiação, isso com certeza é um benefício à saúde dos pacientes?, aponta o secretário da saúde de Penha, Sérgio de Mello.

Graças ao equipamento, a imagem radiografada de estruturas internas do corpo é imediatamente gerada no computador, e pode ser rapidamente encaminhada para o profissional que a requisitou. Enquanto na rede pública de saúde, a perspectiva é que reduza o tempo de espera de 15 para 5 dias, no caso de emergências no P.A. a entrega do exame será praticamente imediata.

Além disso, a tecnologia também permitirá aos médicos uma análise melhor de cada raio x, percebendo patologias obscuras, dando assim um diagnóstico mais preciso.

Atualmente utilizando até o início dessa semana um equipamento de quase 20 anos de uso, cerca de 1.500 exames de raio x são feitos por mês na cidade de Penha. Com a implantação do raio x digital, a secretaria de saúde espera garantir não só o aumento desse atendimento, como evitar possíveis interrupções: ?Não teremos mais o problema da manutenção de um equipamento velho, pois o equipamento digital é locado, sua manutenção é responsabilidade da empresa, que garante a substituição rápida do equipamento caso necessário. Isso vai garantir que sempre que necessário, tenhamos o raio x a disposição, dando rapidez e qualidade no atendimento da população de Penha?, conclui Sérgio de Mello.

Sexta, 21 de fevereiro de 2020
Dada a largada para o Carnaval de BC
Sexta, 21 de fevereiro de 2020
Nelson Abrão se filia no Progressistas
Sexta, 21 de fevereiro de 2020
MS Marina atraca no Porto do Rio Grande
anuncie no Jornal | comunicar erro | fale conosco
Todos os direitos reservados - 2009-2015 Jornal dos Bairros