terça, 11 de agosto de 2020
14/01/2020 - 16:49

Portal do TSE reúne páginas com informações sobre o processo democrático para eleitores

O Portal do TSE, reformulado em maio de 2019, reúne informações de interesse dos eleitores com o intuito de preparar a sociedade para exercer a cidadania e participar mais ativamente do processo democrático.

Entre as páginas criadas e reformuladas em 2019, com foco no eleitor, estão os sites Enfrentamento à desinformação, Portal das Eleições, Participa Mulher, Fato ou Boato e Conheça a Justiça Eleitoral.

O site do TSE é atualizado constantemente e será fonte segura de informações sobre as Eleições 2020.

#Participa Mulher

A página #Participa Mulher é totalmente dedicada a destacar, valorizar e fortalecer o papel e a participação feminina na vida política nacional, estadual e municipal. Além de divulgar os progressos da legislação sobre a igualdade de gênero na área, a página traz os perfis de mulheres que, pelo seu trabalho, propiciaram avanços políticos significativos, inclusive na própria evolução da Justiça Eleitoral, visando ampliar os direitos das brasileiras tanto na esfera eleitoral quanto na partidária.

Dentro do hotsite, as informações estão distribuídas em cinco abas específicas: Estatísticas, História, Campanhas, Notícias e Legislação. No link ?Estatísticas?, o usuário pode, facilmente, acessar os seguintes dados: percentual da população feminina; número de eleitoras no Brasil e no exterior; mulheres filiadas a partidos políticos; candidatas por cargo, faixa etária, partido, cor, raça e reeleitas; e número de eleitas por cargo.

Portal das Eleições

O Portal das Eleições, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), reúne as principais informações sobre os pleitos realizados pela Justiça Eleitoral e serviços ao eleitor. O espaço traz dados sobre audiências públicas, eleições suplementares, biometria, estatísticas eleitorais, legislação, segurança e mesários, perguntas frequentes, entre outros assuntos.

O eleitor pode acompanhar o passo a passo para identificar uma desinformação, testar seus conhecimentos num quiz sobre o tema, assistir aos vídeos das séries ?Mitos Eleitorais? e ?Fake News e Eleições?, ter informações sobre candidatos, e muito mais.

O Portal das Eleições disponibiliza ainda um espaço exclusivo ao eleitor de 16 e 17 anos, com informações sobre título eleitoral, votação, funcionamento dos órgãos da Justiça Eleitoral e detalhes da campanha Jovem Eleitor.

Todo o conteúdo da interface é atualizado constantemente, de acordo com a proximidade do período eleitoral.

Fato ou Boato

A página Fato ou Boato esclarece o eleitor sobre notícias falsas, criada em 2018 e recentemente reformulada. Reúne todos os conteúdos produzidos para rebater informações falsas sobre a Justiça Eleitoral. 

Com um layout moderno e configurada no formato onepage (com todo o conteúdo disposto na mesma página), o site conta com oito áreas: Passo a Passo, Esclarecimentos, Quiz, Mitos Eleitorais, Agências, Posts, Candidatos e Fake News.

Conheça a Justiça Eleitoral

O Portal da Justiça Eleitoral (JE) traz informações importantes para os eleitores. No espaço, é possível conhecer as funções e as competências da JE, sua estrutura e as atribuições de cada um dos seus órgãos. Também é possível acessar os vídeos interativos com os principais mitos e verdades acerca do processo eleitoral, o glossário com termos utilizados na seara eleitoral e, ainda, respostas às dúvidas mais frequentes dos cidadãos.

Além disso, o espaço disponibiliza a linha do tempo da história da JE a partir de 1932, data em que o Código Eleitoral cria a Justiça Eleitoral, regulamenta as eleições federais, estaduais e municipais, implementa o voto secreto, o voto feminino e o sistema de representação proporcional.

O Portal traz ainda dados acerca do número de cadastros biométricos por estado e município.

Enfrentamento à desinformação

Para combater os efeitos negativos provocados pela desinformação no processo eleitoral brasileiro, está no ar, desde agosto de 2019, a página ?Desinformação?, disponibilizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na internet.

Nele, é possível encontrar esclarecimentos sobre informações falsas divulgadas durante as Eleições Gerais de 2018 envolvendo a Justiça Eleitoral, a urna eletrônica e o voto. O internauta também tem acesso a uma série de vídeos explicativos produzidos pelo Núcleo de Rádio e TV da Ascom.

E quem quiser testar seus conhecimentos sobre desinformação pode, também, responder a um quiz, abrangendo verdades e mentiras acerca das eleições brasileiras.

Por Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC
Com informações do TSE

Sexta, 07 de agosto de 2020
BOMBINHAS: RODA DE CHORO LIVES
anuncie no Jornal | comunicar erro | fale conosco
Todos os direitos reservados - 2009-2015 Jornal dos Bairros