quinta, 18 de abril de 2024
Geral
14/01/2020 | 11:27

Semasa implanta rede de coleta de esgoto na Murta

Itajaí avança na implantação da rede de esgotamento sanitário, com o reinício das obras na Murta, para conclusão das bacias 1 e 2, elevatórias e emissários. Os serviços serão concentrados em mais de dez quilômetros de extensão e a rede chegará a 1643 imóveis. O investimento de aproximadamente R$ 4 milhões representa mais uma conquista para a cidade, que conta com sistema de tratamento de esgoto concluído nos bairros Praia Brava, Cabeçudas, Centro, Fazenda, parte da Vila Operária e em implantação nos bairros São Vicente e Cordeiros. Nesta semana, os trabalhos de abertura de rede são executados na rua João Emiliano da Silva e seguirão para as ruas Dário da Silva e Gelásio Manoel Costa, proximidades da empresa Gomes da Costa.

Conforme o engenheiro civil do Semasa, Ervino Macedo, que acompanha as obras, a previsão é que até julho deste ano as duas bacias da Murta, três bacias de Cordeiros e a bacia número 4 do São Vicente estejam concluídas. “Desta maneira será possível interligar os bairros. O esgoto coletado nestas regiões será enviado à Estação de Tratamento, no Cidade Nova, que está sendo ampliada para receber os efluentes, com o módulo dois sendo colocado em operação”, explica.

O diretor geral do Semasa, Osvaldo Gern, destaca o esforço de Itajaí na melhoria das condições de saneamento. Somente em 2019, foram empenhados R$ 43 milhões no setor, em obras de ampliação do sistema de coleta de esgoto e da rede de abastecimento de água. “A cada um real investido em saneamento, economizamos quatro em saúde. Isso é qualidade de vida, praias com balneabilidade e rios despoluídos. É uma cidade em que o crescimento se sustenta”, observa.

Nas próximas semanas, a autarquia fará a contratação de empresa para fiscalizar as obras, por meio de licitação. Com o acompanhamento diário dos trabalhos por equipe de engenharia civil, das 8h às 18h, haverá total controle de materiais, nivelamento topográfico, preparação e compactação do solo, supervisão da instalação de ramais, da sinalização viária, da limpeza, entre outros itens. Além disso, será um suporte para comunicação entre a empresa executora da rede e os moradores, para sanar dúvidas e auxiliar em caso de reclamações. 


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS