quinta, 18 de abril de 2024
Geral
13/01/2020 | 17:24

Porto Belo utiliza drone para combater mosquito da dengue

Mesmo que a dengue tenha se mantido longe da região durante esta temporada de verão, o Município de Porto Belo continua com as ações de combate ao Aedes Aegipty. O Governo Municipal através da Secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica iniciou nesta segunda-feira (13) a ação de combate com a utilização de um drone, que libera larvicidas, conseguindo acessar locais onde os agentes de endemias não conseguem chegar.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica Patrícia de Araújo destaca que inicialmente foi feito um levantamento dos pontos mais críticos e estratégicos para a utilização do produto. "Esta primeira fase da ação está concentrada nos bairros Perequê e Jardim Dourado, já que são onde mais se concentram os pontos considerados estratégicos e de risco. A equipe, que atua diariamente em toda a cidade, pôde contribuir com o levantamento que apontava, além de tudo, os locais com maior número de casas fechadas" - explica patrícia.

Os investimentos da Secretaria de Saúde foram em torno de R$60 mil. Os larvicidas serão lançados no ambiente através de um drone de 1,2 m que busca atingir áreas de difícil acesso, além do trabalho que já é realizado pelos agentes de endemias, visitando as residências e empresas. 

O prefeito de Porto Belo Emerson Stein diz que este é um investimento importante e que o Município é pioneiro na região no uso desta tecnologia, mas que é importante o apoio da população. "Esta é mais um importante investimento do Município de Porto Belo, adquirido através da Secretaria de Saúde após muito trabalho. O objetivo é ter acesso às casas que não conseguimos ter acesso com os agentes de endemias. É um produto que combate o mosquito da dengue com muita eficiência, sem prejudicar a saúde da população. Mesmo com esta atuação do Governo Municipal, é importante contarmos com o apoio dos moradores, para evitar manter locais com água parada" - explica o prefeito.

O Município adquiriu os novos produtos pois o estado não estava enviando o produto como necessário. Os larvicidas adquiridos são ainda mais potentes que o utilizado anteriormente, chegando a ter efeito de até 120 dias e podendo ser aplicado em diversos ambientes sem prejudicar o ser humano.

Porto Belo é a única cidade de Santa Catarina a utilizar este método de combate ao Aedes Aegipty.


JORNAL IMPRESSO
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024
22/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS