sexta, 19 de abril de 2024
Geral
16/12/2019 | 18:20

Porto de Itajaí recebe prêmio pelo melhor Índice de Desempenho Ambiental entre os portos públicos

A Superintendência do Porto de Itajaí, na condição de Autoridade Portuária, recebeu a premiação pela conquista do primeiro lugar, entre os portos públicos, no Índice de Desempenho Ambiental (IDA).

 

A cerimônia de premiação foi realizada nessa quarta-feira (11), durante a 3ª Edição do Prêmio ANTAQ, na sede da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) em Brasília. O Porto de Itajaí foi representado pelo seu Superintendente, Eng. Marcelo Werner Salles e pela Gerente de Meio Ambiente da SPI, Médelin Pitrez dos Santos.

 

Para Marcelo, o Porto de Itajaí sempre buscou o crescimento de forma sustentável, e esse prêmio é a prova de que é possível crescer vertiginosamente e manter um bom desempenho ambiental.

 

“Mesmo quando não alcançamos o primeiro lugar, nós trabalhamos para isso. Receber essa premiação é o resultado do planejamento e do trabalho de todos que assumiram, juntos, o desafio de voltar a ter nossa atividade com bons índices. Nós saldamos compromissos sociais, estamos com todas as licenças para as obras de ampliação e manutenção em dia e fizemos todas as compensações que nos foram solicitadas”, garante Marcelo.

 

Médelinacredita que os projetos de interação entre porto e cidade contribuíram para essa conquista.

 

“Nós sempre procuramos desenvolver projetos que beneficiam não só o porto, mas toda a comunidade circunvizinha. Entendemos que nosso compromisso socioambiental é muito forte e queremos fortalecer ainda mais. O Porto de Itajaí vem de um processo de restruturação e o crescimento que tivemos possibilitou um investimento maior nessas atividades”.

 

Ela destaca que a parceria com diversas instituições públicas e privadas ajudaram alcançar esse resultado.

 

“Sem nossos parceiros a gente não conseguiria conquistar essa premiação. Eles são fundamentais para que possamos desenvolver todas as nossas atividades. Também quero ressaltar a parceria com os Terminais de Uso Privado (TUP’s) e do nosso arrendatário, APM Terminals. Um dos indicadores avaliados pelo IDA é a Gestão Condominial do Porto Organizado. Nesse item é analisado como a autoridade portuária controla e monitora as licenças ambientais, planos de emergência entre outros aspectos dos terminais que compõe o complexo.  Somos muito ativos nas questões ambientais, e em todas as ações que realizamos podemos contar com a colaboração deles. Nesse sentido, não somos concorrentes, somos parceiros e a comunidade é a maior beneficiária disso”.

 

“O porto é motivo de muita alegria para a cidade de Itajaí e eu fico muito feliz por ver esse trabalho reconhecido nacionalmente. Nós somos a prova de que é possível crescer junto com a comunidade, reduzindo o impacto causado pela atividade e promovendo sempre o bom relacionamento com o meio ambiente.  Eu parabenizo a todos os colaboradores pelo excelente trabalho e por não pouparem seus esforços para trazer cada dia mais qualidade e eficiência nos serviços entregues pelo nosso porto”, destacou o Prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

 

O Prêmio ANTAQ foi criado com o objetivo de reconhecer as empresas de navegação e instalações portuárias que procuram alternativas para melhorar os serviços prestados. São premiadas quatro categorias: Desempenho Ambiental – maior índice (IDA) e melhor evolução anual; qualidade no atendimento ao usuário; iniciativas inovadoras; e artigo técnico-científico.

 

O Porto de Itajaí alcançou 99,43 pontos garantindo o primeiro lugar entre os terminais públicos na categoria maior Índice de Desempenho Ambiental. A Portonave ficou em segundo lugar entre os terminais de uso privado, com 87,84 pontos.

 

O IDA tem uma metodologia própria que avalia 38 indicadores, entre eles: licença ambiental, consumo e eficiência no consumo de energia e monitoramento da fauna e flora.

 

“Esse prêmio nos faz bem, ele é motivo de orgulho, não só para quem trabalha no Porto, mas para a cidade de Itajaí e Santa Catarina. Nós cravamos nossa bandeira lá, mostrando a capacidade que a comunidade portuária tem de administrar e manter em pleno funcionamento o nosso terminal. Sei que será difícil mantê-lo, mas vamos trabalhar muito para isso”, finaliza o Superintendente Marcelo Werner Salles.

 

Confira os demais premiados pelo Prêmio ANTAQ:

 

CATEGORIA: QUALIDADE DE ATENDIMENTO AO USUÁRIO:

1º – ISHIGURO & CIA LTDA

2º – SEADE & GURGEL LTDA

3º – EMPRESA DE NAVEGAÇÃO PAIVA LEÃO LTDA

 

CATEGORIA: ARTIGO TÉCNICO-CIENTÍFICO

1º – PORTOS BRASILEIROS, MANUSEIO DE GRANÉIS VEGETAIS E DATA ENVELOPMENT ANALYSIS (CARLOS ALBERTO AYUPE VITOI)

2º – RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL COMO INVESTIMENTO ESTRATÉGICO DE PORTOS PÚBLICOS (ISABELLA PEARCE DE CARVALHO MONTEIRO)

3º – PROPOSIÇÃO DE MÉTODO PARA FORMULAÇÃO DE PLANO OPERACIONAL NO CONTEXTO DOS PLANOS DE DESENVOLVIMENTO E ZONEAMENTO (PDZ) DOS PORTOS BRASILEIROS (ALEXANDRE SÁ DOS SANTOS, ALINE HUBER, CARLOS FREDERICO ALVES, NÚBIA ILKA CARBONARI E THIAGO BUSS)

 

CATEGORIA: IDA – MAIOR ÍNDICE DE DESEMPENHO AMBIENTAL 2018 PORTOS PÚBLICOS:

1º – PORTO DE ITAJAÍ

2º – PORTO DE PARANAGUÁ

3º – PORTO DO ITAQUI

 

CATEGORIA: IDA – MAIOR ÍNDICE DE DESEMPENHO AMBIENTAL 2018 TUPS:

1º – TERMINAL MARÍTIMO PONTA DA MADEIRA

2º – PORTONAVE

3º – TERMINAL DA ILHA GUAÍBA-TIG

 

CATEGORIA: IDA – MAIOR EVOLUÇÃO ANUAL 2018 PORTOS PÚBLICOS

1º – PORTO DE ILHÉUS

2º – PORTO DE SANTANA

3º – PORTO DE ARATU

 

CATEGORIA: IDA – MAIOR EVOLUÇÃO ANUAL 2018 TUPS

1º – TERMINAL DA ILHA GUAÍBA-TIG

2º – TERMINAL AIVEL | RAÍZEN

3º – PORTO ITAPOÁ

 

CATEGORIA: INICIATIVAS INOVADORAS

1º – TERMINAL MARÍTIMO FLUTUANTE DE GNL COM ANCORAGEM YOKE E SISTEMA MEDUSA PARA PLANEJAMENTO E CONTROLE DE OPERAÇÕES: SOLUÇÃO DE GRANDE SEGURANÇA E BAIXO IMPACTO AMBIENTAL (RAFAEL DE ANDRADE WATAI, LUCAS BURANELLI, ROMERO DE OLIVEIRA E SILVA E FELIPE RUGGERI)

2º – CENTRO DE SIMULAÇÃO DA ACADEMIA TRANSPETRO (GIUSEPPE FRANÇA DE OLIVEIRA, IVAN CROCE E SILVA E GILBERTO MACIEL DA SILVA)

3º – INOVAÇÃO NO EMBARQUE DE GRANEIS SÓLIDOS:  INOVAÇÃO NO PROCESSO DE CARREGAMENTO DE MANGANÊS NO PORTO DE PECÉM (IEDA PASSOS THEOPHILO DE OLIVEIRA, JOSÉ ALCÂNTARA NETO, WAGNER MONTEIRO FERREIRA E FRANCISCO WILAME SILVA AMARAL JÚNIOR).


JORNAL IMPRESSO
19/04/2024
12/04/2024
05/04/2024
29/03/2024

PUBLICIDADE
+ VISUALIZADAS