domingo, 23 de fevereiro de 2020
10/12/2019 - 11:34

Autorizado o início da maior obra de prevenção de alagamentos na história de Itajaí

Macrodrenagem do Rio Bonito beneficiará todo o bairro do São Vicente

Mais de cinco quilômetros de tubos e galerias em um investimento de R$ 15.641.778,77 resumem a magnitude do maior projeto de macrodrenagem da história de Itajaí. Em ato oficial de assinatura da ordem de serviço, o Município autorizou o início das obras de prevenção de alagamentos na bacia do Rio Bonito, no bairro São Vicente.

Na solenidade, o prefeito Volnei Morastoni destacou como ?uma das obras mais importantes para a infraestrutura de Itajaí, porque soluciona grandes problemas na vida das pessoas?. O prefeito lembrou os pedidos dos moradores que sofrem com a subida das águas das chuvas pelos bueiros das ruas e ralos dentro de casa.

Com mais de cinco quilômetros de tubos e galerias, a rede de macrodrenagem da Bacia do Rio Bonito atenderá 10 ruas: Arquiteto Nilson Edson dos Santos, Biguaçu, Acedilio Monteiro de Lima, Eudoro Silveira, Erico Veríssimo, Bom Retiro, Erotides da Silva Fontes, Expedicionário José Inácio Silveira, Orleans e Satyro Loureiro.

A região é uma das mais prejudicadas por alagamentos em Itajaí. Serão 882 metros de galerias de 2,5 m x 1,5 m, 900 metros de galerias de 2 m x 1,5 m e 878 metros de galerias de 1,5 m x 1,5 m. Em tubulações serão 704 metros de tubos de 1,2 metro de diâmetro, 773 metros com tubos de um metro e 537 metros de tubos com 80 centímetros de diâmetro. Um total de 5 quilômetros e 79 metros de rede.

?Esta é uma obra sonhada pela comunidade. Uma obra prioritária?, classificou o secretário de Obras de Itajaí, Márcio José Gonçalves, o Dedé. Ele explica que as galerias da rua Biguaçu vão coletar as águas da rede para melhorar a vazão das águas de todo o bairro São Vicente até o rio Itajaí-Mirim.

O canteiro de obras e as primeiras galerias já começam a chegar em um terreno na rua Nilson Edson dos Santos. O material será depositado no local para facilitar e agilizar os serviços na região. A implantação das galerias começará em janeiro de 2020. A obra tem prazo de um ano, mas será realizada em etapas para minimizar o impacto das intervenções para os moradores. 

Sexta, 21 de fevereiro de 2020
Dada a largada para o Carnaval de BC
Sexta, 21 de fevereiro de 2020
Nelson Abrão se filia no Progressistas
Sexta, 21 de fevereiro de 2020
MS Marina atraca no Porto do Rio Grande
anuncie no Jornal | comunicar erro | fale conosco
Todos os direitos reservados - 2009-2015 Jornal dos Bairros